RER Parts

Scania projeta ano mais difícil que 2011

No ano passado, a Scania obteve seu melhor resultado no segmento de ônibus desde 1991, com 1.652 unidades comercializadas. No entanto, 2012, não promete ser tão animador e o volume de chassis negociados deve ser menor do que o de 2011, é o que garante Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da empresa.
Segundo o executivo, o mercado já esperava uma retração para este ano, principalmente, no primeiro semestre. Pereira explica que a transição de tecnologia causa uma apreensão do mercado e um arrefecimento nas vendas é algo normal.
No entanto, o gerente executivo espera uma melhora no segundo semestre. “Em 2012, teremos uma média entre o ano passado e o anterior”, afirma. Pereira também ressalta que, em geral, anos de eleição são fracos, pois os prefeitos não querem assumir um compromisso sem saber se continuarão nos cargos.
Ainda de acordo com o dirigente, o próximo ano deve ser positivo, uma vez que soma dois fatores que ajudam a alavancar as vendas de ônibus: novas prefeituras – que tendem a renovar as frotas de coletivos – e também a proximidade da Copa do Mundo. “No segmento urbano, 2013 deve superar 2011”, afirma Pereira.

Vendas de ônibus para o Chile
Se as vendas, por aqui, não parecem tão animadoras, ao menos para o Chile, a Scania tem o que celebrar. Recentemente, a montadora sueca negociou 231 chassis para operações urbanas em Santiago. Esse é o primeiro negócio da marca para atuação no Sistema Transantiago, que integra as linhas de ônibus e o metrô da cidade. Os veículos foram adquiridos pela Alsacia Express e começam a circular em setembro.
Os chassis, do modelo K 230 4X2 com piso baixo, são equipados com motores de 230 cavalos de potência, que atendem à norma de emissão de poluentes Euro 5 e também a uma mais rigorosa, a EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles).
No entanto, diferentemente da maioria dos veículos brasileiros, para atender aos padrões Euro 5, os ônibus não utilizam a tecnologia SCR e sim a EGR, que não necessita do aditivo Arla 32. Isso acontece, pois o diesel chileno apresenta uma concentração menor de enxofre, com 15 partes por milhão da substância.
Somado à tecnologia EGR, os ônibus são equipados com turbogeometria variável, filtro de partículas incorporado e sistemas de injeção de alta pressão e de pós-tratamento de gases com catalisador de oxidação.
“Estamos entregando veículos com filtro de partículas que atendem a normas mais rigorosas do que a exigida pela legislação vigente no Chile, a Euro 3. Com motor de alta tecnologia, os veículos proporcionam simultaneamente melhor custo operacional e menores níveis de emissão de poluentes, entre outros benefícios”, diz André Rodrigues Oliveira, gerente de negócios da Scania na América Latina.

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA