Facchini

Caminhoneiros recebem tratamento VIP

Esta semana acontece, no Porto de Paranaguá, a 16ª edição da ExpoSafra. Enquanto aguardam para descarregar granéis no Pátio de Triagem, os caminhoneiros podem aproveitar a parada para cortar o cabelo, fazer exames médicos, participar de palestras e conhecer as novidades em peças e caminhões de diversas marcas. Além de ceder o espaço – cerca de cem das mil vagas do pátio – a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) disponibiliza um estande com informações institucionais e dicas de saúde, em parceria com a 1ª Regional da Secretaria de Estado da Saúde.
Como afirma o organizador do evento, Saulo Furtado, este ano uma das novidades são os caminhões com motor Euro 5, com redução na emissão de poluentes, disponíveis para Test Drive. Outra nova atração da ExpoSafra é a participação dos empresários. “A feira como um todo é um evento importante. Especificamente nesta edição, resolvemos unir empresários e caminhoneiros”, explica. Segundo o organizador, esse encontro vem suprir uma carência na troca de informações entre os dois segmentos. A tendência que começou na exposição em Paranaguá será aplicada nos demais eventos em todo o país.
Ontem, 8, durante almoço com empresários do setor de transportes, o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese, ressaltou a relevância dessa interação entre os dois mais importantes agentes do transporte rodoviário de cargas brasileiro, apresentou dados sobre a movimentação de mercadorias e comentou sobre as ideias de melhorias para o Porto de Paranaguá. Entre os projetos citados, o novo corredor de exportação e o plano de arrendamento, que visa aumentar a capacidade estática de armazenamento de carga. No ano passado, das 41 milhões de toneladas movimentadas pelo porto, 71% foram transportadas via transporte rodoviário.
Algumas atividades chamaram a atenção dos caminhoneiros, como as palestras, vacinas contra hepatite e outras doenças, serviços de cabeleireiro, gincanas e muitas outras. Clóvis Formenton, 37 anos, por exemplo, aproveitou para cortar o cabelo e poder voltar mais bonito para casa. Ele, que trabalha na boleia há mais de 18 anos, também aproveitou o evento para dar uma olhada nos novos caminhões. “Essa é a segunda ExpoSafra que participo. É muito bom para ficar sabendo das novidades”, conta. Também caminhoneiro, Ariel da Silva, 41, não ficou só olhando. Ele fez um test drive em um dos caminhões disponíveis com a tecnologia Euro 5. “É a terceira edição que venho. É bom porque a gente se reúne, aprende e conversa bastante”, resume o profissional que há 11 anos trabalha no ramo.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA