Facchini

São Paulo retira restrição aos VUCs

Os VUCs (Veículo Urbano de Carga) estão novamente autorizados a circular pela ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões), da capital paulista, em qualquer horário do dia ou da noite, em qualquer dia da semana. Os veículos só não poderão se locomover neste perímetro durante o Rodízio Municipal, durante a hora do rush. Anteriormente, o horário liberado para a movimentação deles era restrito ao período das 10h às 16h.
Os caminhões, de pequeno porte, de até 6,3 metros de comprimento e 2,2 metros de largura, voltam a poder circular após terem sido proibidos de operarem nesta aérea em 2008. A ZMRC mede 100 quilômetros quadrados e é uma região caracterizada pela concentração de núcleos de comércio e serviços e com restrições de horário para trânsito de veículos de cargas.
A volta dos VUCs foi autoriza por meio do Decreto de nº 53.149, que regulamenta a liberação, publicado nesta quinta-feira, 17, no Diário Oficial do município. Esta decisão foi tomada com aval da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que realizou um estudo de impacto do trânsito na cidade, um mês após a restrição de caminhões pesados na Marginal Tietê, ocorrida em março.
O estudo indicou que, com a restrição na Marginal Pinheiros já em vigor desde 2010 e a extensão da proibição para a Marginal Tietê este ano, a liberação de circulação dos VUCs seria possível e não traria aumento significativo no trânsito. Além disso, estes veículos estão totalmente adaptados à dinâmica da cidade.
Para poderem circular como VUC, os interessados devem se cadastrar na SMT (Secretaria Municipal de Transportes), o registro pode ser feito no site. O descumprimento desta norma será penalizado com multa classificada como Média, no valor de R$ 85,13 e quatro pontos na CNH.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA