A fumaça liberada por motores a diesel entrou na lista dos elementos considerados cancerígenos pelo Centro Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (CIRC), uma agência da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os especialistas consideram que já existem provas suficientes de que a exposição a esta fumaça está relacionada a um risco maior de câncer de pulmão.
“Os testes científicos são irrefutáveis, e as conclusões do grupo de trabalho foram unânimes: a fumaça liberada pelos motores a diesel causa câncer de pulmão”, declarou o médico Christopher Portier. “A exposição a essa mistura química deve ser reduzida no mundo inteiro.”
Os pesquisadores também constataram uma possibilidade de risco de câncer de bexiga, porém com base em elementos mais limitados.
O diesel tem fama de ser melhor para o clima do que a gasolina, por gerar menos CO2 por quilômetro, mas as partículas liberadas na queima do combustível são prejudiciais. O combustível também emite dióxido de nitrogênio (NO2), responsável por doenças respiratórias e cardiovasculares.
FONTE: Transporta Brasil