Facchini

Volvo mostra ônibus híbrido na Rio+20


Durante a conferência Rio+20, algumas empresas estão aproveitando o evento para expor as suas soluções de sustentabilidade. Nesta quarta-feira, 14, foi a vez da Volvo Bus Américas apresentar seu ônibus híbrido, movido a eletricidade e a diesel.
A fábrica da Volvo, em Curitiba (PR), responsável por produzir o veículo, é a primeira fora Europa a montar chassis híbridos da marca. O ônibus, que está exposto na conferência, é o primeiro de 60 adquiridos por operadores, da capital paranaense, para prestarem serviço no transporte coletivo urbano da cidade.
"Estamos muito otimistas com este revolucionário veículo. É o ônibus do futuro", afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. De acordo com a fabricante, esta nova tecnologia permite economia de combustível de até 35% e reduz em 90% as emissões de gases poluentes, em relação aos ônibus com tecnologia Euro 3, além de não emitir ruído em cerca de 30% a 40% do tempo de operação.
O ônibus híbrido possui dois motores (diesel e elétrico) que funcionam em paralelo ou de forma independente. O propulsor elétrico é usado para arrancar o veículo e acelerá-lo até 20 quilômetros por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens.
Além do ônibus híbrido da Volvo, o evento conta com um veículo, da empresa Eletra, só que esse movido a eletricidade e a etanol.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA