Facchini


Competição da Scania no Brasil supera total mundial de inscritos

A competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, MMCB, promovida pela Scania, atingiu nada menos que 47 mil inscrições este ano. O número é recorde – significa um aumento de quase 70% em relação à última edição nacional e supera a soma mundial dos participantes da competição Scania, ambas de 2010. A segunda etapa será realizada no fim de semana, em Ponta Grossa (PR). 
“Trata-se de uma grande conquista o número recorde de inscritos e a Scania está orgulhosa com a adesão obtida no País”, afirma Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania no Brasil. “Agradecemos a todos os motoristas que acreditaram nesta ação e o apoio das empresas que incentivaram seus funcionários a efetuar o cadastro.”
A competição foi criada na Suécia, onde está localizada a matriz da Scania, em 2003. Em 2005, o Brasil passou a organizar a ação. Em 2010, o total mundial de motoristas inscritos chegou a 45 mil, sendo 28 mil apenas do Brasil. A competição tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores, contribuir com a segurança nas estradas, valorizar o profissional e promover uma direção que alie eficiência a redução de emissão de poluentes.
Ponta Grossa (PR) é o local da segunda final regional. A Caravana Scania do MMCB, composta por quatro caminhões já está na cidade. Fazem parte da caravana um semipesado P 310 (novo segmento de atuação da marca); um R 480; um R 440, o pesado mais emplacado de 2012; e um R 620 V8, o mais potente fabricado no Brasil. Os caminhões carregam todo o material de apoio utilizado nas etapas. Os quatro veículos vão rodar aproximadamente 12 mil quilômetros pelo Brasil até a grande final, em São Paulo.
A edição será organizada em 24 fases regionais em 12 cidades diferentes, sempre aos finais de semana. São escolhidos um finalista no sábado e outro no domingo por meio de provas teóricas e práticas. Os 24 selecionados das etapas regionais ganharão o Treinamento Scania Master Driver. Assim, eles se tornam, também, multiplicadores de conhecimento. Estima-se que um motorista treinado pode gerar economia de combustível de até 10%. Segundo estimativas de entidades do setor existem cerca de 120 mil vagas abertas no mercado a esse tipo de profissional.

Regulamento do MMCB
Participam da competição apenas motoristas que possuem carteira de habilitação categoria E. Os participantes serão avaliados em todas as etapas por meio de provas teóricas e práticas com temas relacionados a legislação, preocupação ambiental e condução responsável, defensiva e econômica. O evento é organizado em três fases. A primeira (8 de maio a 26 de julho) foi o período de inscrições. A segunda fase será disputada de 28 de julho a 21 de outubro. A terceira é a grande final de 25 a 27 de outubro, em São Paulo.
Os locais das finais regionais são: Sorocaba, SP (28 e 29 de julho), Ponta Grossa, PR (4 e 5 de agosto), Eldorado do Sul, RS (11 e 12 de agosto), Londrina, PR (18 e 19 de agosto), Sumaré, SP (25 e 26 de agosto), Guarulhos, SP (1 e 2 de setembro), Rio de Janeiro (8 e 9 de setembro), Contagem, MG (15 e 16 de setembro), Vitória da Conquista, BA (22 e 23 de setembro), Jaboatão dos Guararapes, PE (29 e 30 de setembro), Marituba, PA (5 e 6 de outubro) e Rondonópolis, MT (20 e 21 de outubro). A grande final será de 25 a 27 de outubro, em São Paulo.

Premiação
A Scania, o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) disponibilizarão a todos os inscritos um curso online com o tema “Atendimento Eficaz”, totalmente gratuito. O vencedor da competição receberá um pacote de prêmios, no valor de R$ 30 mil, distribuído em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos, além de R$ 6 mil em dinheiro e uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia.
Na Europa, a ação é apoiada pela Comissão Europeia e pela União Internacional de Transporte Rodoviário (International Road Transport Union–IRU). O MMCB conta com suporte de instituições que são referência nacional no segmento de transporte e na formação de condutores, entre elas, a NTC&Logística, a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
A quarta edição da competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil” tem patrocínio do Scania Banco, Pirelli, Sest-Senat, Shell Brasil, Noma do Brasil, Rede Graal e Vale.
FONTE: Assessoria de Imprensa Scania 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA