As origens do IAA remontam a mais de cem anos. Em 1897, oito veículos motorizados foram exibidos ao público no Bristol Hotel, em Berlim. A partir desse início humilde foi estabelecida uma mostra regular que, devido ao grande número de visitantes, precisou se dividir, a partir de 1991, em exposições alternadas entre veículos de passeio e veículos comerciais. Em anos ímpares, o IAA de Automóveis abre suas portas em Frankfurt e, nos anos pares, o IAA Veículos Comerciais é realizado em Hannover. Mais especificamente, no Deutsche Messe, uma área de eventos pelo menos dez vezes maior que o Salão de Exposições do Parque Anhembi.
O mundo automotivo se reúne no IAA Commercial Vehicles, principal evento mundial em temas de transporte, logística e mobilidade. As inovações apresentadas, expositores dos mais variados setores da indústria, debates e, principalmente, a estrutura especializada nos visitantes, representam um perfil único. O IAA é especial porque praticamente todos os fornecedores estão representados junto aos fabricantes de veículos. Trata-se do único evento de mobilidade em toda a cadeia produtiva a oferecer condições ideais para negócios.
Com seu amplo espectro, o IAA proporciona uma abrangente visão da indústria internacional de veículos comerciais, com caminhões rígidos e tratores, comerciais leves, ônibus, veículos especiais, implementos, carrocerias, sistemas e equipamentos variados, peças e componentes, logística de transporte, equipamentos para serviço, manutenção e reparo, literatura e periódicos técnicos, organizações ligadas a tecnologia, tráfego, modelagem, e-mobility e test drives.
O objetivo do IAA é proporcionar o melhor ambiente possível para o encontro de expositores e visitantes. O VDA oferece uma estrutura de apoio e comunicações, começando com uma campanha integrada de publicidade e imprensa bem antes do início do evento. As analyses de cenário do VDA preparam os jornalistas internacionais para a feira de negócios e a tradicional oficina de imprensa já dois meses antes do IAA abrir suas portas. Líderes da indústria de veículos comerciais oferecem a cerca de 200 participantes da Europa, Ásia e Américas relatórios em primeira mão sobre os desafios do momento enfrentados pela indústria. O IAA é o palco ideal para lançamentos de produtos.
Em 2010, um total de 272 lançamentos mundiais foram revelados – o que foi um novo recorde – assim como 74 lançamentos europeus e 60 para o mercado alemão. Durante o IAA, o VDA proporciona um ambiente de evento de alta qualidade e destaca os temas do momento em seus debates especializados. Por exemplo, com ênfase nos mercados de países que ofereçam oportunidades para o desenvolvimento econômico de fabricantes e fornecedores. Além de políticos e dirigentes, muitas delegações internacionais utilizam a feira para encontrar soluções em mobilidade. Os últimos conceitos e desenvolvimentos em transmissões híbridas e elétricas para veículos comerciais estarão no IAA. Uma segunda tendência nessa indústria é a comunicação, por internet, entre veículos e com uma infraestrutura.
Com seu amplo espectro, o IAA apresenta um compreensível da indústria internacional de veículos comerciais, juntamente com todo seu fascínio. Pesquisas entre os visitantes revelam que esse amplo perfil coloca o IAA em uma posição pioneira: 92% dos entrevistados afirmam pretender visitar o próximo evento. A facilidade de entendimento, a natureza internacional do evento e a variedade de produtos expostos são as três principais razões mencionadas.
O mundo automotivo se encontra no IAA. Dos mais de 1.750 exhibidores da última feira, mais da metade deles veio de fora da Alemanha. De 43 diferentes países, para ser preciso. Cerca de 245 mil pessoas visitaram a feira, acompanhada também por 2.200 jornalistas de 55 países, divididos entre mídia impressa, rádio, televisão e internet. Um terço desses visitants trabalha diretamente com a indústria automotive e quase um quarto no negócio de transporte. Nove em dez visitantes procuram fazer negócio e 55% deles ocupam posições decisórias. De acordo com as pesquisas, consideram oportunidades concretas de compra.
Entre os visitantes voltados a negócios, 40% estavam mais interessados em caminhões pesados, seguidos por 33% em implementos, aplicações especiais, peças e acessórios, 29% em veículos especiais e 24% em comerciais leves. Na área de fabricantes de implementos e carroçarias, subsegmentos como plataformas, aplicações especiais, produtos com isolamento térmico e soluções modulares também estão representados, assim como basculantes, guindastes, pranchões, tanques para produtos perigosos, silos, bebidas e madeira, bem como ambulâncias e equipamentos para combate ao fogo. Tamanha amplitude revela que os visitantes do IAA buscam clareza nas informações. Querem saber o que é realmente novo no mercado de veículos comerciais, em que pontos eficiência e segurança foram ampliadas e quem lidera em tecnologias inovadoras que auxiliam a cortar custos e melhorar desempenhos.
O número de fabricantes de peças e acessórios presentes em 2010 estava em torno de 1.000. Com 55%, os fornecedores representam mais da metade dos expositores e ocupam 24% de toda a área da exposição, mais do que o dobro da indústria de implementos, que fica em 20%. As três principais razões apontadas para se visitar o IAA são fazer contato com os fabricantes de veículos, buscar informações sobre inovações e desafios técnicos e apresentar seu próprio conhecimento. Isto fica evidente para fornecedores, fortemente envolvidos em negócios do after-market.
FONTE: Transpoonline