Facchini

Governo publica regras e metas do novo regime automotivo com validade até 2017

O governo federal publicou nesta quarta-feira em edição extra do “Diário Oficial da União” as novas regras para o regime automotivo, conhecido como Inovar Auto, com validade de 2013 a 2017. Este conjunto de metas trará mais benefícios fiscais para fabricantes de veículos no Brasil que investirem em suas linhas, principalmente no que diz respeito ao consumo de combustível.
“A empresa deverá solicitar habilitação específica para cada fábrica, planta ou projeto industrial que pretenda instalar, podendo cada habilitação ser renovada uma vez, e desde que cumprido o cronograma físico-financeiro do projeto de investimento”, informou o governo por meio de nota.
Estas novas regras valerão não apenas para investimentos futuros, como novas unidades fabris ou projetos industriais que ampliem a capacidade instalada de produção, mas também para aquelas empresas que tenham projeto de investimento aprovado para instalação e plantas já instaladas.
O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini, disse na manhã desta quinta-feira à Agência Estado que o novo regime automotivo é transformador e se trata de uma política de longo prazo. Para ele, os incentivos serão benéficos também ao consumidor. “Teremos mais escala, mais competitividade, aliadas à inovação tecnológica, o que aumentará a participação das empresas brasileiras no mercado internacional”, afirmou. No entanto, Belini vê o ganho de eficiência energética como o grande desafio a ser superado, pois isto exigirá investimentos em tecnologia para alcançar a meta.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA