A educação é o melhor caminho para mudar comportamentos. Cientes disso, empresas do setor elétrico, entre elas distribuidoras e fabricantes de equipamentos, estão investindo em unidades móveis para a realização de palestras e demonstrações. No geral são caminhões de grande porte que circulam pelas cidades brasileiras com o objetivo de levar conhecimento relacionado ao consumo eficiente de energia.
Um dos projetos é o da Siemens, multinacional de origem alemã que atua em diversas áreas, entre elas a energética. Dentro da carreta, que já percorreu mais de 14 mil quilômetros e atendeu cerca de 5 mil pessoas, são demonstradas tecnologias que visam reduzir o consumo de empresas de setores como automotivo, alimentos e bebidas, químico, papel e celulose, metalurgia, mineração e petróleo e gás. Ao entrar no veículo o visitante conhecerá alguns produtos e serviços comercializados pela companhia.
"Um dos passos mais importantes é o gerenciamento transparente da produção, por meio de relatórios. É muito importante conhecer a operação para identificar meios de reduzir o consumo ou aumentar a disponibilidade da energia", explica Bruno Abreu, especialista em eficiência energética da Siemens.
O CPFL nas Escolas está sendo realizado em quase 500 escolas municipais nas cidades da área de atuação das distribuidoras CPFL Paulista e CPFL Piratininga. Na região atendida pela CPFL Paulista, por exemplo, 35 municípios serão contemplados pelo projeto: mais de 1.500 educadores de 293 instituições de ensino municipal serão capacitados e 50 mil alunos beneficiados.
Na Bahia, por sua vez, um caminhão da Coelba, concessionária que atua no Estado, leva até os municípios do interior e a bairros populares da capital o 'Projeto Nova Geladeira', que conta com palestras educativas, serviços comerciais, além de realizar o cadastro na Tarifa Social, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de energia para famílias de baixa renda. Com salas climatizadas, cadeiras e balcões, o objetivo da unidade móvel é facilitar o atendimento aos clientes, além de divulgar informações sobre o uso racional e seguro da energia elétrica. É possível realizar, ainda, o pedido de geladeiras novas. Incentivando a substituição desses eletrodomésticos antigos a concessionária pretende racionalizar o uso da energia.
FONTE: Terra