Facchini

Produção de caminhões em 2013 pode ter segundo melhor ano do setor

O sinal amarelo, quase verde, já desponta no final do túnel para as montadoras de caminhões instaladas no país. No ano que vem, as empresas esperam que as vendas de veículos comerciais cresçam e possam chegar perto de 2010, o segundo melhor ano da indústria automotiva brasileira. Com vendas de até 150 mil unidades, as companhias já começam a acelerar a produção. A Man Latin America, por exemplo, cancelou as férias coletivas em dezembro, e vai parar a produção só no período entre o Natal e Revéillon.
"A manutenção dos incentivos do governo, a redução das taxas do Finame PSI (Financiamento do BNDES), impactaram positivamente o setor. Com isso, já começamos a aumentar a cadência de produção. Acreditamos que ao final de 2013, estaremos nos níveis de produção de 2010", disse o presidente da Man, Roberto Cortes.
Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), naquele ano foram produzidos 191.621 caminhões; A Man montou, em sua fábrica de Resende (Rj), 57.442 unidades. "Estamos trabalhando sem paradas da linha de produção e já fazemos alguma hora-extra. Isso até setembro era impensável. 2012 foi um ano para o nosso aprendizado", ressaltou Cortes.

Para ele, no ano que vem o mercado deverá crescer cerca de 7,5% ante 2012. "Vai ser bem melhor que este ano e um dos fatores é o próprio crescimento econômico. A estimativa é que o PIB (Produto Interno Bruto) aumente entre 3% a 4%. O PIB crescendo puxa a indústria do transporte no Brasil", acrescentou Cortes que ressaltou que a Man deve ter um desempenho superior ao mercado em 2013.
FONTE: Fenabrave 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA