Facchini

Bitrem otimiza processo Milk Run da Scania

Em iniciativa para otimizar o seu processo Milk Run - sistema de coletas programadas de peças e materiais realizadas em um ou mais fornecedores -, a Scania e a Cargolift identificaram a possibilidade de utilizar um modelo bitrem de 30 metros, em vez de dois caminhões, para realizar a coleta de materiais dos fornecedores que fazem parte da rota sul do sistema Milk Run da fabricante.
“Com o bitrem conseguimos consolidar a carga de forma mais adequada, e assim é possível otimizar o transporte, principalmente em viagens de longa distância”, explica Wagner Varela, chefe da área de Transport Managment da Scania.
Para Varela, o novo processo irá melhorar a estrutura do sistema e fazer uso racional do transporte na operação. “Fazemos análise do volume de materiais que cada empresa fornece e então identificamos em qual região se justifica o uso de bitrens”. Dessa forma, é possível utilizar o caminhão mais adequado para cada operação ao redor do País. “Ao utilizar bitrens em operações nas quais inicialmente seriam usados dois caminhões, é possível obter redução significativa na emissão de poluentes e no consumo de combustível. Também há gasto menor de pneus e de outros componentes do veículo, assim como redução no custo do frete”, explica.

Segundo Markenson Marques, diretor-presidente da Cargolift, o uso de bitrens permitirá melhorar a produtividade do processo logístico. “Há disciplina maior de todos os envolvidos na corrente logística de rotas operadas por bitrens, porque, além de ter de respeitar o planejamento da coleta do Milk Run, há restrições quanto aos horários que os bitrens podem transitar e aos locais de manobrabilidade.”
Por enquanto, a operação de coleta do Milk Run com bitrens está sendo realizada somente na região Sul do Brasil. A iniciativa será expandida para outras localidades caso seja identificada a necessidade. Ao todo, a Cargolift está adquirindo seis bitrens de 30 metros da Scania para operar exclusivamente no sistema Milk Run da fabricante. 
FONTE: Transpoonline 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA