O mercado de caminhões andou de lado em 2012 no Brasil e, para a Iveco, o cenário não foi diferente. A montadora viu suas vendas caírem principalmente no segmento em que não estava abastecida: o de caminhões médios. Para recuperar a perda, a companhia lançou o Vertis HD, primeiro da categoria com a tecnologia Euro 5.
“Tínhamos caminhões desse segmento até abril, por conta da mudança de motorização, depois disso, ficamos desabastecidos e agora queremos correr atrás do tempo perdido. A ideia e pular de 2% de participação nesse mercado para 8%. Vamos vender cerca de 3.500 unidades neste ano, o que representa mais de 20% das nossas vendas totais”, afirmou Alcides Cavalcante, diretor comercial da Iveco no Brasil.
Segundo o executivo, por conta da Iveco ter apresentado novidades nesse mercado em 2012, a montadora deixou de ganhar pelo menos um ponto percentual de mercado no ano passado. “Foi o segmento que mais cresceu entre todas as outras categorias, mas mesmo assim não perdemos mercado total”, disse.
A Iveco fechou 2012 com 8,7% de participação no mercado total de caminhões no país, segundo Cavalcante. A montadora espera, neste ano, chegar a 11% de market share, e o lançamento do Vertis deve contribuir para a alta. A companhia planeja também mais um lançamento ao longo do ano no segmento de extrapesado, que deve ajudar a atingir o objetivo.
O modelo Vertis HD será apresentado em duas versões ao mercado: de 9 e de 13 toneladas. Com o lançamento, a Iveco completa o portfólio com todas as suas linhas já adaptadas à legislação do motor Euro 5.
O mercado
De acordo com a Fenabrave, as vendas de caminhões no ano passado caíram 20,22% na comparação com 2011. No total, 137.722 unidades foram comercializadas no Brasil. A Iveco, segundo dados da Federação, vendeu 10.376 caminhões, sendo apenas 782 unidades do modelo Vertis.
FONTE: Exame