Um levantamento realizado pelo Grupo Tracker, especializado em rastreamento e monitoramento de frota, apontou um panorama prévio do aumento do roubo de veículos no País.
O Grupo recuperou 3.857 veículos em 2012, entre automóveis, caminhões, utilitários e motos, número 16,35% maior que o registrado em 2011. Na categoria veículos pesados foram 443 ocorrências no ano passado, um número 11,03% maior do que nos doze meses anteriores.
Os estados que mais receberam chamados nessa categoria foram São Paulo (69,07 das ocorrências), Minas Gerais (9,26), Rio de Janeiro (7%), Paraná (3,16%) e Goiás (3,16%).
Entre as cidades mais propensas a esse tipo de ocorrência estão São Paulo, Guarulhos (SP), Jundiaí (SP), Rio de Janeiro, São Bernardo do Campo (SP), Campinas (SP), Itaquaquecetuba (SP), Mauá (SP), Duque de Caxias (RJ) e Porto Alegre (RS).
Apesar da alta no total do ano, os últimos três meses registraram queda de 19,85% nas ocorrências envolvendo caminhões. Foram 131 recuperações no 3º trimestre e 105 no 4º trimestre. “Acreditamos que essa queda foi algo sazonal, já que nos finais de ano as quadrilhas especializadas migram para o roubo de cargas”, analisa o diretor Nacional de Operações do Grupo Tracker, Carlos Alberto Betancur.
FONTE: Transporta Brasil