Como já se esperava, 2012 foi um ano de baixa nas vendas de caminhões. Mesmo assim, a Volvo registrou o maior aumento em participação de mercado de todas as marcas instaladas no Brasil. Foi ainda a que mais vendeu caminhões com motores Euro 5 no país. Pelo segundo ano seguido, a empresa liderou o segmento de caminhões pesados. Na região da América Latina, o grupo também registrou alta em países como Chile, Peru, Argentina e Venezuela, quatro mercados importantes.
Foram comercializados 19.164 caminhões da marca na América Latina. Só no Brasil, com crescimento fraco da economia e o efeito Euro 5, foram 15.878 unidades. Sua fatia de mercado no país cresceu em mais de um ponto percentual, de 17,1% em 2011 para 18,2% no fim do ano passado. A marca liderou os emplacamentos no segmento de pesados do Brasil com uma participação de 27%.
"Apesar das incertezas na economia, 2012 foi um bom ano para o grupo Volvo na América Latina", afirma Roger Alm, presidente do grupo. "De cada quatro caminhões pesados vendidos no país, um é Volvo. Mais uma vez, expandimos nosso negócio. Esse desempenho é a prova que estamos produzindo os melhores veículos comerciais para os transportadores latino-americanos."
"A grande aceitação pelo mercado de nossos caminhões é resultado de muitos anos de intenso trabalho para produzir veículos robustos, com alta produtividade e baixo consumo de combustível", diz Bernardo Fedalto, diretor comercial de vendas e marketing para o Brasil. "Estes atributos asseguram maior rentabilidade para os transportadores."
FONTE: Carpress