Desde quando foi anunciado, o Inovar-Auto, Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores do Governo Federal em vigor desde 1º de janeiro, foi visto como uma forma de trazer ao Brasil investimentos e promover a entreda de novas empresas no mercado nacional.
Com uma fábrica em construção em Ponta Grossa, a DAF Caminhões Brasil começa a ver os primeiros resultados de seu investimento de R$ 400 milhões em sua primeira planta brasileira. A empresa comunicou nesta quinta-feira (14) que conseguiu sua habilitação para o programa. A unidade paranaense da fabricante possui estimativa de produção de 10 mil caminhões pesados dos modelos XF, CF e LF ao ano.
A habilitação provisória como investidora permite à DAF importar por mês 208 caminhões iguais aos que serão produzidos no Paraná sem pagar os 30 pontos extras de IPI. O benefício é limitado ao volume de 50% da capacidade produtiva anual, sendo 25% com crédito imediato e os outros 25% após o início da fabricação e comercialização dos caminhões DAF em Ponta Grossa. A informação está registrada em portaria publicada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) no Diário Oficial da União, em 8 de março.
FONE: Brasil Caminhoneiro