RER Parts

Caminhão mais vendido do primeiro semestre, R440 se destaca aproveitando transição para o Euro 5

Há seis anos olhar a tabela de caminhões mais vendidos do Brasil é uma atividade sem grandes mudanças, principalmente quando observamos o topo, ocupado pelo Constellation 24.250. Em 2012, com a introdução do Euro 5, a situação descrita não foi tão diferente, sendo que o modelo Euro 3 se aproveitou bem das unidades restantes para seguir liderando o mercado. Este ano, ao que parece, tudo pode ser diferente.
Com 5.261 unidades comercializadas em 2013, o R440, da Scania, é o caminhão mais vendido do primeiro semestre. É possível olhar o desempenho do mercado como um todo e supor que o resultado se deve à safra recorde, uma vez que o segmento de extrapesados cresceu 34% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, o gerente executivo de Vendas de Caminhões da Scania Brasil, Victor Carvalho, dá motivos que vão além do agronegócio.
“Felizmente, com a introdução do Euro 5, introduzimos também o motor de 13 litros. O resultado que nós esperávamos e que todas as montadoras diziam sobre a economia de combustível era algo entre 5% e 7%. Com o R440 temos conseguido o 7% como mínimo, mas temos casos de até 10% de economia em relação ao veículo Euro 3″, explicou o executivo.
Outro ponto para Victor Carvalho é valor agregado junto ao produto. “Nós temos uma estratégia de entregar ao nosso cliente o melhor do nosso portfólio, e demos o foco para o R440 com o Opticruise. É a melhor cabine que temos em termos de conforto e produtividade para o motorista com a caixa mais econômica e que mais gera produtividade ao condutor”, avaliou.
A Scania é uma marca com imagem positiva junto aos caminhoneiros. Na página do Facebook do Brasil Caminhoneiro pedimos opiniões sobre o veículo. O motorista Luis Serrat, que puxa sucata de ferro de Seberi (RS) para Joinville (SC), e gesso de Cajati (SP) para Palmeira das Missões (RS), afirma gostar do caminhão. “É bom de média, ótimo de potência”. No entanto, o caminhoneiro faz uma ressalva sobre a direção: “é um pouco pesada, mas somente nas manobras”.
Essa visão é importante, uma vez que a Scania tem como foco o motorista. “Temos conseguido resultados baseados no boca-a-boca em relação ao que o motoristas tem falado do caminhão. Nós fizemos uma campanha estruturada de marketing no início do ano passado, fomos para a TV fazer a divulgação desse modelo, mas o que tem feito diferença é o caminhão, a performance que ele tem conseguido em termos de conforto e principalmente economia de combustível. Então isso tem gerado um barulho e percebemos uma procura muito forte dos clientes por este modelo”, analisou Victor Carvalho.
O desempenho nos extrapesados fizeram a Scania melhorar sua participação de mercado. O gerente de vendas, porém, deixa de lado a busca pelas primeiras posições no mercado total para se focar apenas nos segmentos que a empresa já atua, acima de 16 toneladas. “Nosso grande potencial de crescimento é nos semipesados. No nosso portfólio não temos produtos no médio, no leve ou no semileve. Sendo bem sincero, não estamos de olho no ranking como um todo, mas enxergamos a possibilidade de crescer acima de 16 toneladas, que esse é o foco da Scania. Hoje estamos em terceiro quando falamos acima de 16 toneladas, e essa é a posição que queremos manter, principalmente crescendo no semipesado”, concluiu.

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA