As principais regiões de minérios chilenas estão localizadas ao norte do país sulamericano. Essas localidades são caracterizadas por regiões montanhosas, algumas vezes desérticas, e apresentam elevadas altitudes e temperaturas extremas durante o dia e a noite. São nessas condições severas que caminhões Volkswagen operam no Chile transportando terras e minérios preciosos sobre seus chassis.
Treze caminhões Volkswagen, divididos entre os modelos VW Constellation 31.320 e VW Worker 31.260 (dotados de tecnologia Euro 3), pertencem à frota de caminhões da empresa chilena Onell Maquinarias. Operam há mais de um ano em minas localizadas no Valparaíso, em Codelco Andina, a quatro mil metros acima do nível do mar, e no deserto do Atacama, na região de Lumina Cooper, a uma altura de 4.800 metros. Além de altitudes extremas, os caminhões Volkswagem suportam baixa umidade e temperaturas negativas durante a noite, podendo até nevar, e acima dos 30⁰ C durante o dia.
Os veículos são comercializados e recebem assistência técnica com manutenções programadas e peças de reposição, por meio do importador oficial da marca no país, a Porsche Chile. Estão equipados com caçambas de 12 metros cúbicos, fabricadas no Chile, podendo transportar até 22 toneladas por viagem.
A área de Qualidade Assegurada da MAN Latin America é responsável pelos testes de campo com caminhões e ônibus Volkswagen realizados dentro e fora do país. Antes de chegar às mãos dos consumidores, os veículos são testados por engenheiros brasileiros em países como Argentina, Chile, México e Arábia Saudita. Esses países apresentam topografia e condições climáticas que expõem os veículos a situações extremas de operação. Diversos componentes do motor, como o sistema de refrigeração, mais conhecido como “cooling”, são avaliados nessas condições.
FONTE: Brasil Caminhoneiro