Uma parceria de sucesso que completa 16 anos entre a MAN Latin America e a holding Solví, originou no desenvolvimento de mais um caminhão protótipo, o modelo vocacional VW Constellation 23.230 6×2 Compactor, dedicado à coleta de resíduos sólidos, que estará em testes na frota da Loga, uma das empresas do grupo brasileiro, responsável pela coleta de lixo na cidade de São Paulo.
O novo modelo vocacional, está equipado com motor MAN D08 de quatro cilindros, que utiliza a exclusiva tecnologia EGR, livre de ureia. O novo motor MAN de 230 cavalos de potencia, apresenta 850 Nm de torque, equivalente a um motor de seis cilindros. Na Loga, o caminhão poderá transportar até 13 toneladas de resíduos sólidos por viagem e fará até seis viagens por dia, uma das maiores produtividades do mundo entre empresas do mesmo ramo.
“Conseguimos desenvolver um caminhão dedicado às operações de coleta de resíduos sólidos da Loga. Fabricado com motor próprio e com a potencia ideal para as suas atividades. Esse modelo, após ser testado em uma aplicação severa como a coleta de lixo, também poderá ser oferecido para o transporte de bebidas. A previsão de chegada do novo modelo ao mercado brasileiro é para o próximo ano”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.
A Solví é uma holding controladora de empresas que atuam nos segmentos de resíduos, saneamento e valorização energética e engenharia. Possui uma frota composta por 842 caminhões próprios, sendo 95% dela composta por caminhões da marca Volkswagen.
Durante os 16 anos de parceria com a marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, foram mais de sete protótipos de caminhões desenvolvidos em conjunto com a engenharia da fábrica da MAN, localizada em Resende (RJ). O início da relação começou no ano de 1995 com a venda do primeiro caminhão VW 16.170 para o grupo Solví. O conceito Sob Medida deu início no ano de 2001, com o lançamento da Série 2000 e a oferta de um caminhão mais destinado à coleta de lixo. O ano de 2011 marca o lançamento da linha vocacional Compactor, com o caminhão VW 17.250, totalmente dedicado ao transporte de resíduos sólidos. Em 2012, é introduzida a linha Volkswagen Advantech Euro 5, com o modelo de caminhão VW 17.280. A MAN Latin America é a única fabricante que oferece aos clientes desse segmento, veículos equipados com a tecnologia EGR, sem a necessidade de aditivo a base de ureia.
“No início foi tudo muito difícil e não existia no mercado brasileiro um caminhão dedicado ao nosso negócio. Atualmente, a MAN é a única montadora que consegue atender as nossas necessidades. Com o desenvolvimento do protótipo VW Constellation 23.230, estamos buscando uma maior produtividade com o novo motor, um menor custo de aquisição e manutenção, segurança e conforto para os nossos funcionários e clientes”, comenta Luiz Fernando Lopes, gerente de Suprimentos e Equipamentos da Solví.
Além da coleta e transporte de resíduos sólidos nas cidades de São Paulo, São Bernardo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Canoas, Novo Hamburgo, entre outras cidades brasileiras, o grupo Solví opera caminhões Volkswagen na cidade de Lima, no Peru. Desde o ano de 2004, a Relima é uma empresa formada pela parceria entre VegaPeru (grupo Solví) e a empresa peruana Ecovida Ambiental S.A., sendo responsável pelos serviços de limpeza, destinação final dos resíduos sólidos e manutenção das áreas verdes em Lima. Os caminhões Volkswagen são comercializados por meio do importador da marca Euromotors no Peru.
FONTE: Brasil Caminhoneiro