RER Parts

Imprensa do transporte perde o mestre Marco Antonio Souto Maior

As redações que escrevem sobre transporte no Brasil estão mais tristes hoje. Faleceu, após complicações pulmonares, o grande jornalista Marco Antonio Souto Maior, editor-chefe da Revista TranspoData e grande pioneiro do jornalismo especializado em transporte de cargas no nosso país.
Marquito, como era carinhosamente conhecido pelos amigos e colegas de imprensa, tinha características marcantes em seu texto e sempre foi um defensor ferrenho da ética e da seriedade na imprensa. Costumava dividir seu vasto conhecimento com os mais jovens, incluindo este escriba, que redige estas palavras com um nó na garganta que teve a felicidade de ficar marcado como o repórter que recebeu uma das últimas chamadas de atenção do mestre, há poucos dias, em um post no Facebook.
Souto Maior praticamente foi um dos que inauguraram a imprensa especializada sobre caminhões no Brasil, lá no começo dos anos 1970, quando editava a revista “O Carreteiro”, ainda na editora Abril, título que até hoje se mantém forte no mercado.
Dentre seus feitos, foi um dos consultores da TV Globo para a primeira temporada da série “Carga Pesada”, que contava as aventuras dos caminhoneiros Pedro e Bino pelas estradas do Brasil. Assim como Ariverson Feltrin, um dos mestres e incentivadores deste Portal, Marco Antonio Souto Maior está entre um dos maiores jornalistas do setor em todos os tempos e deixa seu legado para os que ficam com a missão de manter a imprensa especializada sem a sua presença.
Esta é a homenagem do Portal Transporta Brasil e toda sua equipe para o saudoso Marco Antonio Souto Maior, de quem nos despedimos com pesar, com o compromisso de manter o padrão alto deixado por ele na imprensa do setor.

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA