De janeiro a maio, foram exportadas 9 milhões de toneladas de grãos pelo Porto de Paranaguá, volume 12% maior do que o registrado em 2012. De acordo com a Appa (Administração dos Porto de Paranaguá e Antonina), o sistema Carga Online garantiu o recebimento destas cargas sem formação de filas nas estradas.
O Pátio de Triagem do complexo recebeu, até o mês de maio, 155.672 caminhões carregados com grãos. O volume é o maior registrado até agora pelo Porto e, apesar do fluxo intenso, não foram registradas filas de caminhões no acesso ao Pátio.
“São quase dois anos sem registrar qualquer episódio de filas. Aprimoramos as regras, fizemos um amplo programa de comunicação para divulgá-lo e intensificamos a fiscalização para conseguir vencer este problema que tanto atrapalhava o desempenho dos portos paranaenses”, explica governador do Paraná, Beto Richa.
O Carga Online é um sistema eletrônico de agendamento de cargas que só permite o envio de caminhões ao Porto de Paranaguá mediante espaço em armazém para receber os produtos e navio nomeado para receber a mercadoria. Este agendamento, intensificado desde o ano passado com a Operação Safra – acabou com a fila de caminhões que se formava no acesso ao Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá. Desde agosto de 2011 não são registradas filas de caminhões em Paranaguá.
FONTE: O Carreteiro