O Ministério da Fazenda publicou no Diário Oficial da União (DOU), edição de 22 de agosto, as portarias autorizando o pagamento de equalização de juros dos financiamentos rurais concedidos por agentes financeiros credenciados e que viabilizam o acesso a linhas de crédito ligadas aos programas oficiais de investimento, entre os quais, o PSI-BK. A partir de agora, inicia-se o processo de liberação dos recursos para atender aos pedidos de financiamento.
A inclusão de caminhões como itens financiáveis no Plano Agrícola e Pecuário (PAP) foi um pleito do setor cooperativo do Paraná. Com a nova linha de crédito, o governo irá subvencionar os financiamentos para compra de caminhões por parte de produtores rurais pessoas físicas. As taxas de juros passam a ser de 4% ao ano, as mesmas do subprograma "Ônibus e Caminhão", que atende pessoas jurídicas.
A medida vale para os financiamentos contratados até 31 de dezembro deste ano. “Foi uma conquista importante para os produtores rurais, obtida através da Ocepar, a qual conseguiu incluir no PAP 2013/2014 o financiamento de caminhões para produtores rurais pessoas físicas nas mesmas condições concedidas para as empresas transportadoras, ou seja, um prazo mais longo para pagamento e juros menores”, comenta o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.
Melhoria na logística
Segundo ele, a medida possibilita que o produtor rural possa se equipar também no que se refere ao transporte da sua produção. “Nós plantamos, colhemos e temos que transportar até a cooperativa ou até o lugar mais próximo onde eu vou entregar o meu produto. Então, esta inclusão da compra de caminhões no PAP 2013 é uma conquista do produtor, através da nossa entidade, maior que é a Ocepar. E isto vai levar a uma melhor condição de logística para o produtor rural”, conclui o dirigente.
FONTE: Cenário MT