Depois do sucesso da introdução do motor Iveco FPT Cursor de 9 litros nos consagrados modelos Stralis, a Iveco passa a adotar o câmbio automatizado como item de série em sua linha de caminhões pesados. A novidade foi divulgada durante a 19ª edição da Fenatran, que vai até o dia 1º de novembro, no Anhembi, em São Paulo.
A partir de agora, as versões com motores de 360 cavalos possuem a transmissão ZF 16 AS 2230 de 16 velocidades, a ZF AS-Tronic. Os veículos contemplados pela novidade são os modelos 460S36T 4×2, e o 530S36T 6×2. Até hoje, no Brasil, a transmissão automatizada equipava apenas caminhões da linha Premium. “Com esta novidade, a Iveco contempla os clientes que buscam alta tecnologia nas linhas mais básicas de veículos”, diz Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco.
A transmissão automatizada é calibrada de modo a garantir uma condução eficiente, assegurando a melhor marcha de acordo com a rotação do motor e condição de operação. Graças a este recurso tecnológico, é possível melhorar significativamente a eficiência do caminhão, aliando alto desempenho com baixo consumo de combustível.
Um dos principais benefícios da transmissão é a facilidade de operação para o motorista, que não precisa realizar centenas de trocas de marchas ao longo do dia, permitindo que ele fique mais descansado e atento ao trânsito. Para frotistas, a economia de consumo de combustível também é um grande atrativo.
Por ser uma transmissão que nasceu automatizada, a ZF AS-Tronic é mais leve do que as transmissões convencionais. Ela não é sincronizada, o que aumenta sua eficiência e diminui a manutenção. E oferece um baixo nível de ruído devido às suas engrenagens helicoidais.
Visite o estande da Iveco na Fenatran e conheça a versão 460S36T Eurotronic, com cabine leito de teto alto, tanque de 600 litros (mais um opcional de 220 litros), rodas de alumínio, defletores de ar, box térmico e sistema de gerenciamento Frota Fácil.
FONTE: Iveco Brasil