A Scania da Colômbia concluiu a comercialização de 269 ônibus urbanos da linha K para o consócio Tranzit SAS, que irá operar em novas linhas em Bogotá, Colômbia, no Sistema Integrado de Transporte Público (SITP), parte do sistema de transporte coletivo Transmilenio. A venda é a maior já realizada ao país e para a América Latina, no segmento de chassis para aplicação urbana.
Para a aquisição dos chassis, foram investidos US$ 32 milhões pela Tranzit SAS. O consórcio também adquiriu todo o plano de manutenção dos equipamentos pelo período de 12 anos, um recorde para este tipo de contrato. Os modelos da linha K serão encarroçados pela Busscar Colômbia e Superpolo, empresas locais, cada qual responsável por 50% da frota.
Atualmente, cerca de 230 ônibus Scania circulam no sistema Transmilenio em Bogotá. Com o novo lote de veículos sob a gestão do consórcio Tranzit SAS, - os primeiros lotes começaram a ser entregues na última semana de novembro - serão praticamente 500 veículos da marca em operação na capital colombiana até 2016. “Em apenas três anos de operação na Colômbia, a Scania já conta com uma importante presença e crescente no sistema de transporte urbano do país, uma referência não só na região da América Latina, mas também no mundo”, afirma Enrique Enrich, managing director da empresa na Colômbia.
A Tranzit SAS - constituída por duas companhias acionistas colombianas: Comnalmicros S.A e Sainc Ingenieros Constructores S.A - é um dos nove consórcios selecionados para operar sob o modelo do Sistema Integrado de Transporte Público (SITP), de Bogotá. O grupo tem como ponto de operação a zona 13 (USME) formada pelas localidades de: Rafael Uribe Uribe, Usme, Sumapaz e Antonio Nariño. Os veículos Scania serão utilizados em operações periféricas de Bogotá para transportar os passageiros entre bairros e também aos principais terminais da capital.
FONTE: Assessoria de Imprensa Scania