Facchini

Direção defensiva: a importância de planejar seu trajeto e suas ações na estrada

Muito se fala no termo “direção defensiva”, mas será que todos os motoristas sabem o que isso significa?
Mais do que qualquer coisa, dirigir de forma defensiva é planejar suas ações no trânsito de forma a prevenir e evitar acidentes – independentemente das condições externas. Isso inclui o planejamento do percurso que será feito, do princípio ao fim e com todos os detalhes.
Para começar, o condutor deve se informar a respeito do seu trajeto. Saber quais são as características climáticas de cada trecho ajuda a escapar de alagamentos ou deslizamentos de terra. O mesmo vale para condições de iluminação – para, por exemplo, não ir parar em um trecho perigoso durante a noite. Pesquisar sobre o trânsito local também é importante para fugir de engarrafamentos e não ser pego de surpresa por normas que restringem a circulação de caminhões, como o rodízio de veículos em São Paulo (SP).
O segundo passo para uma viagem segura é dormir, no mínimo, oito horas, o suficiente para pegar a estrada atento e descansado – vale lembrar que 30% dos acidentes de trânsito acontecem por culpa do sono. Para evitar o estresse, é preciso calcular o horário de saída e de chegada, sempre levando em conta as paradas obrigatórias para descanso. Durante o dia, o recomendado é parar a cada três horas, e à noite, a cada duas.
Antes de viajar, também é preciso checar se o veículo necessita de manutenção – caso contrário, o motorista pode ser surpreendido por um problema no meio de viagem. Para garantir uma viagem segura, itens como pneus, lâmpadas, freios, lubrificação e abastecimento devem ser verificados. O mesmo vale para o implemento: carga mal embalada ou mal distribuída, com volume e/ou peso incompatíveis com as dimensões do veículo podem se transformar em um problema.
Com o planejamento correto, o condutor está pronto para viajar de forma tranquila e segura. Dirigir de forma defensiva é um ato de cidadania.
FONTE: Scania Brasil 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA