A montadora de veículos pesados Scania registrou um lucro líquido de 1,9 bilhão de coroas suecas (US$ 304,4 milhões) no quarto trimestre de 2013, alta de 3,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A receita líquida da companhia foi de 25 bilhões de coroas suecas, expansão de 11,8%. O lucro operacional subiu 16,2%, para 2,5 bilhões de coroas suecas.
As encomendas de caminhões caíram no quarto trimestre, como consequência da antecipação das compras no terceiro trimestre dos veículos no padrão Euro 5. Com o Euro 6, a Scania afirma que mantém uma posição forte na Europa. Na América Latina, a participação também ficou em bons níveis no quarto trimestre. Entre outubro e dezembro, as entregas subiram 18%. E as encomendas caíram 20%.
"Na Europa, o volume de produção foi recorde durante o quarto trimestre, os últimos meses para produzir veículos no padrão Euro 5. Na América Latina, a incerteza temporária sobre financiamento subsidiado no Brasil fez com que a produção durante o quarto trimestre ficasse parada por uma semana a mais do que o planejado", informou a empresa em nota.
2014
A Scania afirma que, no primeiro trimestre de 2014, o volume de produção de veículos será ajustado pelas menores encomendas. A empresa disse ainda que o número de funcionários será reduzido em cerca de 300.
As pré-compras na Europa durante 2013 afetarão o semestre inicial deste ano, enquanto a avaliação da empresa é que a atividade econômica no continente europeu se estabilizou.
FONTE: Extra