Em 2014, a Scania promove a 5ª edição da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB). Mas, afinal de contas, o que significa ser um bom condutor?
Respeito às leis
No trânsito, o motorista nunca está sozinho e, para garantir a sua segurança e a de todos, é preciso conhecer e respeitar a legislação. Isso inclui usar sempre o cinto de segurança, andar dentro dos limites de velocidade da via, obedecer à sinalização e não dirigir sob efeito de álcool.
Conhecimento técnico
Caixa de câmbio automatizada, freio auxiliar, suspensão a ar, computador de bordo… Para obter o desempenho máximo do caminhão, o motorista precisa conhecê-lo. Dominar toda a tecnologia embarcada presente nos veículos mais modernos é importante e, para isso, os treinamentos e reciclagens são fundamentais.
Condução eficaz
O motorista bem treinado, que conhece bem o veículo que tem em mãos, é capaz de conduzir de maneira econômica, dentro da faixa de rotação correta do motor e com atenção às trocas de marcha, evitando o desgaste das peças e componentes. Desta forma, o condutor também traz benefícios à sociedade, pois diminuiu as emissões de poluentes na atmosfera.
Direção defensiva
Estar por trás do volante significa ter responsabilidade sobre a sua vida e a de todos que o cercam. É dever do motorista zelar pela segurança, prestando atenção às condições do trânsito e às atitudes dos demais condutores e pedestres, planejando suas ações e reagindo racionalmente diante de adversidades. Isso inclui descansar nas horas estabelecidas para não pegar estrada com sono.
Manutenção preventiva
Em vez de levar o caminhão à oficina apenas quando dá problema, o bom condutor pratica a manutenção preventiva, visando à prevenção de problemas mecânicos que possam afetar o desempenho do seu veículo e causar problemas durante as viagens. Além da segura, esta prática é também mais econômica.
FONTE: Scania Brasil