Facchini

Proposta da Câmara obriga veículo de carga a ter alerta de caçamba solta

Um projeto de lei que tramita na Câmara desde maio do ano passado poderia ter ajudado a evitar o acidente desta terça-feira (28) no qual um caminhão com a caçamba levantada derrubou uma passarela na Linha Amarela, zona norte do Rio de Janeiro, deixando quatro mortos e cinco feridos.
A proposta, de autoria do deputado Antônio Bulhões (PRB-SP), acrescenta ao Código de Trânsito artigo que obriga caminhões a instalarem um dispositivo de alarme sonoro para alertar o motorista sempre que a caçamba do veículo estiver levantada. O texto está na Comissão de Viação e Transportes da Câmara e ainda precisa passar por outros colegiados se for aprovado, como a Comissão de Constituição e Justiça.
O deputado afirma, na justificativa do projeto, que o uso de caminhões coletores sem o dispositivo de segurança “tem acarretado considerável número de acidentes de trânsito país afora”. O parlamentar explica que o perigo ocorre quando o condutor aciona o levantamento da caçamba no momento do uso e, depois, esquece de acionar a trava.
“Com a caçamba inadvertidamente levantada, o motorista executa manobra de movimento pela rua, acabando por abalroar ponte, passarela ou quaisquer obstáculos a certa altura que cruzem com o caminho desse caminhão e sua caçamba”, afirma o deputado.  Para ele, o alarme sonoro poderá evitar acidentes.

Acidente no Rio
O acidente no Rio de Janeiro ocorreu entre 9h e 9h30, segundo funcionários da concessionária Lamsa, que administra a via na altura da Pilares, na zona norte da cidade. A reabertura no sentido Barra foi às 16h40 e a via no sentido Cidade Universitária reabriu por volta das 18h30.
Imagens da Lamsa mostram a carreta com a caçamba erguida. O vídeo foi gravado pelas câmeras de segurança da concessionária e flagra o momento do choque do caminhão com a passarela. O veículo derrubou uma passarela e fechou a via expressa em ambos os sentidos na manhã desta terça.

Mortos e feridos
A corporação identificou os mortos no acidente como Adriano Fontes de Oliveira, 26 anos, Célia Maria, 64, Renato Soares, 62 anos, e Alexandre Almeida, que ainda não teve a idade divulgada. Célia e Adriano estavam atravessando a passarela que liga duas comunidades às margens da via expressa, no momento do impacto.
Os feridos são Glaucia Andrade, 56 anos, Jairo Z., 44 anos, Luiz Carlos Guimarães, 60 anos, e Liliane de Souza Rangel, 33 anos, além do motorista da carreta.
FONTE: G1
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA