Especificamente para a área de mineração, a Iveco possui dois produtos para transporte dentro das minas. São os caminhões fora de estrada das linhas Trakker e Tector. Enquanto o semipesado Tector funciona como veiculo de apoio nas versões 4×2 e 6×4, o pesado Trakker é mais recomendado para o transporte de minério, com modelos 6×4 e 8×4. Ambos possuem como itens de série transmissão automatizada, freio auxiliar intarder com potênia de frenagem de até 910 cv, eixos traseiros com redução nos cubos e relação de redução de 6,57:1, ideal para trabalho interno nas minas.
De acordo com Marluz Cariani, gerente de Venda Off-Road, a linha Trakker, de veículos 440 cv e 480 cv, ganhará neste ano um modelo de 360 cv. Atualmente, mais de 100 veículos da série Trakker estão em operação no transporte e apoio para a extração de minério de ferra da Companhia Siderúrgica Naconal (CSN) – Namisa em Minas Gerais, afirma Cariani.
“Os produtos da Iveco no segmento off-road trazem como principais inovações o desenvolvimento focado em robustez e, consequentemente, disponibilidade da frota”, diz Cariani. O chassi feito com aço especial FeE490 e dotado de transmissão automatizada forma uma configuração que faz com que o veículo suporte peso bruto total (PBT) de até 50 t. já o motor fornece um torque de até 2.250 Nm, o que permite o uso do caminhão em condições adversas de terreno.
O destaque do pacote de pós-venda da Iveco é a instalação de oficinas dentro das minas para dar suporte aos veículos. O serviço tem sido utilizado pela CSN – Namisa. Segundo Marluz Cariani, a Iveco deve ter fechado o ano de 2013 com 8,7% de marke share no segmento fora de estrada. “Para 2014, teremos muitas novidades para o segmento, em que temos como objetivo alcançar uma fatia de mercado na casa dos 10%”, concluiu.
FONTE: Blog Iveco