RER Parts

Dia a Dia Tributário: RJ libera créditos a fabricantes de caminhões

A indústria de caminhões do Rio de Janeiro está autorizada a manter os créditos de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) referentes às aquisições de matéria-prima para a fabricação desses caminhões. A Lei nº 6.439, de 2013, isenta a venda de caminhões de ICMS.
A novidade relativa aos créditos foi instituída pelo Decreto nº 44.608, publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira.
De acordo com a Constituição Federal, as saídas isentas acarretam a anulação dos créditos relacionados à aquisição de matérias-primas destinadas à fabricação do produto comercializado com isenção, salvo disposição em contrário. “A isenção combinada com a manutenção dos créditos de ICMS das aquisições é um duplo benefício ao contribuinte porque permite que os créditos sejam utilizados para o abatimento do imposto devido nas operações subsequentes tributadas”, afirma o advogado Marcelo Jabour, presidente da Lex Legis Consultoria Tributária.
O decreto, que entra hoje em vigor, “considera a necessidade de se manter o Programa de Incentivo à Modernização, Renovação e Sustentabilidade da Frota de Caminhões do Estado do Rio de Janeiro”.

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA