Em 2013, a Jost, fabricante de sistemas de acoplamento para caminhões e semirreboques, produziu 76 mil quintas-rodas no Brasil, volume recorde para a companhia, que faz parte das Empresas Randon. O total fabricado no ano passado ultrapassou o recorde anterior, de 2011, quando foram produzidas 71 mil unidades. O aumento da demanda reflete o aquecimento do mercado durante o ano passado, observa o gerente comercial da Jost, Jaques Frizzo:
“Este resultado positivo de 2013, foi provocado tanto pela renovação de frota quanto pela aquisição de implementos diante da excelente safra agrícola, fatores que impulsionaram as vendas tanto de caminhões pesados quanto de semirreboques.”
Além da quinta-roda, a empresa fabrica pinos-rei, aparelhos de levantamento, engates, suspensor pneumático e porta-estepe. Novos produtos apresentados na última Fenatran, em 2013, estão em fase de teste e a empresa estima iniciar a produção comercial em breve: engate de contêiner cujo peso foi reduzido em 23% comparado com a geração anterior e nova trava, previsto para o primeiro semestre, e o engate esférico, com estrutura que dispensa processos de soldagem, que deve entrar em linha na segunda metade do ano.
FONTE: Automotive Business