“Transportamos vida, e isso não tem preço. Precisamos estar atentos ao que há de mais avançado para trabalhar preventivamente. Veículo com tecnologia de ponta oferece mais segurança à operação”, afirma Heber Guimarães Sobrinho, proprietário da Marlim Azul. A empresa de fretamento do Espírito Santo comprou, recentemente, cinco ônibus Volvo equipados com as principais tecnologias de segurança. As carrocerias são do modelo Paradiso 1800 DD da Marcopolo.
Dos cinco ônibus, quatro chassis são do modelo B420R 6x2 e um do B450R 8x2, todos são equipados com a transmissão automatizada I-Shift, os sistemas de freios ABS/EBS e ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade). Os freios ABS/EBS melhoram o desempenho das freadas e evitam a patinação dos eixos de tração, aumentando a estabilidade do veículo, enquanto o ESP reduz o risco de derrapagens e capotagens nas curvas. Os veículos também recebem o sistema Alcolock, um bafômetro instalado no painel que impede a condução do veículo caso o motorista esteja sob a influência de álcool.
Os cinco ônibus da Marlim Azul são equipados com o Gerenciador de Frotas Volvo, que permite que a empresa monitore todos os passos do veículo e tenha controle total da operação, além de poder acompanhar a posição dos ônibus em tempo real. O sistema oferece dados como média de consumo, tempo de marcha lenta, tempo de paradas, tempo de direção na faixa econômica e velocidade por veículo e por motorista. “Além de termos o controle total da operação de cada carro, das frenagens e da velocidade, ainda eliminamos a papeleta de controle de tempo de direção de cada dupla de motoristas. Estas informações também nos ajudam a aumentar a segurança da operação” destaca Sobrinho.
O gerenciador de frotas atua também com o código de falhas, formado por um conjunto com mais de 40 sensores que monitoram a saúde do veículo, e emitem sinais de alerta quando há desgaste em alguma peça. “São informações que ajudam o administrador a corrigir falhas, melhorar o desempenho dos veículos para que operem com sua máxima eficiência. Numa operação como a da Marlim Azul, o código de falhas, por exemplo, evita imprevistos e paradas inesperadas, o que é fundamental para o tipo de serviço que oferecem”, explica Vinícius Gaensly, responsável pela área de telemática da Volvo Bus Latin America.
FONTE: Transpoonline