A Scania, mais uma vez, foi classificada dentre as 100 corporações mais sustentáveis do mundo, de acordo com o ranking Corporate Knights Global 100. A lista, que é anunciada todos os anos durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, inclui empresas de todos os setores da economia. Na 38ª colocação, a Scania foi a empresa sueca de mais alta classificação e a segunda mais alta na indústria automotiva, depois da BMW.
Indicadores decisivos
A inclusão no índice Global 100 é determinada de acordo com doze indicadores quantitativos de sustentabilidade, como a receita gerada por unidade de consumo de energia, a proporção do salário do CEO para o salário médio dos funcionários, as taxas de lesões, as emissões de carbono e a diversidade de liderança.
O foco na sustentabilidade é um fator chave de sucesso para a Scania. Mais de 90% do impacto ambiental dos produtos da marca ocorrem durante o uso. É por isso que a Scania, por meio da oferta de soluções como o Ecolution, ajuda os clientes a reduzirem significativamente os custos com combustível e as emissões de carbono, ao mesmo tempo em que melhora a segurança na estrada. A Scania também trabalha para proporcionar locais de trabalho seguros e saudáveis, e para garantir que as operações próprias da empresa e os produtos sejam os mais enxutos e “limpos” possíveis.
Investimento em sustentabilidade traz resultados
De acordo com Toby Heaps, CEO da Corporate Knights, o desempenho da Global 100 melhorou 3,21% nesse período, e este índice está ligado aos benefícios do investimento em sustentabilidade. “Os resultados falam por si próprios. Superar um benchmark bem diversificado não é fácil, mas a Global 100 conseguiu anunciar um desempenho marginal através de um período turbulento na história dos mercados de capitais. Nós atribuímos esse aumento de retorno ao crescimento da relevância de investimento dos principais temas de sustentabilidade”, explica o executivo.
FONTE: Scania Brasil