A Scania apresenta dois motores de caminhão de 13 litros com certificação Euro 6 que podem funcionar com qualquer combinação de combustível – desde diesel comum até 100% de biodiesel (EN 14214). As versões certificadas para esta operação são os motores modulares, de seis cilindros, 13 litros, 450 e 490 hp.
A Scania segue fabricando motores com certificação Euro 6, projetados para uso com 100% de biodiesel. Em outubro de 2013, a montadora introduziu no mercado europeu a versão cinco cilindros, de 9 litros, com potências de 320 hp e 360 hp. Agora, chegou a vez do motor de seis cilindros em linha, de 13 litros, que estará disponível nas versões 450 hp e 490 hp com sistemas de pós-tratamento SCR e EGR.
O modelo básico do motor de 450 hp (horsepower) oferece 2.350 Nm de torque a partir de 1.000 rpm, enquanto o motor de 490 hp produz massivos 2.550 Nm desde 1.000 até 1.300 rpm. Vale ressaltar que o rendimento dos motores cai, no máximo, apenas 8% quando os veículos forem abastecidos 100% com biodiesel – isso ocorre devido ao menor teor energético deste biocombustível.
Tanto o sistema SCR quanto o EGR são usados no pós-tratamento dos gases de exaustão. O biodiesel produz uma maior proporção de cinza nos gases de escapamento, o que resulta em menores intervalos de manutenção e ligeiro aumento no consumo de combustível, que pode aumentar em 10% em um motor que funcione com 100% biodiesel – assim como o de AdBlue, produto usado para diminuir as emissões de poluentes.
O biodiesel puro emite menos dióxido de carbono em comparação ao diesel convencional. Precisamente, o volume na redução está atrelado à forma como o biodiesel foi produzido. Alguns tipos deste combustível podem proporcionar uma redução de dióxido de carbono de 80% ou mais.
Um importante aspecto do biodiesel é que se trata de um combustível simples de usar. Os motoristas só precisam abastecer e dirigir. Se não houver biodiesel disponível, eles podem simplesmente misturar o que resta nos tanques com o diesel convencional. No entanto, para garantir o bom funcionamento, os motores sempre devem passar por manutenção como se estivessem funcionando continuamente com biodiesel.
Sobre a série de motores a biodiesel da Scania
A Scania continuará introduzindo no mercado novos motores biodiesel com diferentes níveis de potência e diferentes tamanhos. Todos os equipamentos a diesel Euro 6 da marca são, mesmo em suas versões básicas, certificados para combinações de biodiesel de até 10%.
“Esses acréscimos destacam a posição da Scania como líder de mercado no segmento Euro 6 de biodiesel”, diz Örjan Åslund, da área de Product Affairs. “A Scania está oferecendo atualmente nada menos que 17 motores em sua série Euro 6, dentre os quais quatro podem funcionar com 100% biodiesel. E nossos clientes podem aguardar outros que virão.”
FONTE: Scania