As vendas de caminhões começam timidamente a apresentar retomada depois de um início de ano difícil em virtude da demora do governo em oficializar as novas regras do PSI para 2014. Em fevereiro foram licenciadas 10 mil 434 unidades, alta de 4,7% ante mesmo período do ano passado.
O resultado do acumulado do ano deixa evidente as consequências do atraso na formatação do programa de financiamento do BNDES: o crescimento do mês passado ainda não foi suficiente para pelo menos igualar o volume de negócios registrado no primeiro bimestre de 2013. As vendas dos dois primeiros meses do ano somaram 21 mil 207 unidades, queda de 4% na comparação anual.
Ao se verificar o resultado anualizado o volume dos últimos doze meses é de 142 mil 938 caminhões. Em fevereiro do ano passado a análise registrava 137 mil 269 unidades comercializadas
“A demora da publicação no Diário Oficial da União das novas regras do PSI praticamente parou o mercado de caminhões em janeiro”, recorda Luiz Carlos Gomes de Moraes, vice-presidente da Anfavea e diretor de relações institucionais da Mercedes-Benz do Brasil. “Mas a partir de agora a tendência é de normalização das vendas.”
Também a própria Anfavea corre com novos planos com o objetivo de incrementar o mercado de caminhões: desde novembro está nas mãos do governo estudo a fim de estimular a renovação de frota de veículos de carga do País.
Segundo Luiz Moan, presidente da associação, o documento entregue dá conta de R$ 5 bilhões anuais somente com gastos relacionados a acidentes e outras consequências de uma frota de caminhões envelhecida. “Os 30 mil caminhões/ano necessários para renovar a frota impactariam custos bem menores e com vantagens.”
O executivo se mostrou otimista: “O governo já entendeu o plano como um todo e os vários ministérios envolvidos já deram sua aprovação. Se não sair ainda em março, sai em abril”.
A expectativa por dias melhores, entretanto, já se mostra nos números de produção: em fevereiro as fábricas de caminhões produziram 15 mil 41 unidades, expansão de 8,5% na comparação com fevereiro do ano passado e 9,8% ante janeiro.
No acumulado do primeiro bimestre as montadoras já produziram 28 mil 745 caminhões, crescimento de 9% ante mesmo período de 2013.