“A maior parte do trabalho foi na construção do semirreboque e, ao todo, levei uns dois anos para completar o modelo”, conta Dennis. “Não me pergunte quantas horas foram, mas foram muitas e muitas sessões. Durante o inverno há mais tempo para a gente ficar dentro de casa.”
A impressão que se tem é que Dennis Bosman é formado em engenharia, mas, na verdade, ele trabalha no setor de telecomunicações, na área financeira. “Tenho um tanto de experiência técnica, mas isso aqui é um hobby à parte do meu trabalho.”
Aos 12 anos, Dennis começou a se interessar por veículos pesados, principalmente caminhões. Aos 18, começou a focar seu interesse em construir modelos em escala, feitos de Lego, e solicitava às montadoras que lhe enviassem os projetos de chassis. Ele mergulhava em cada aspecto de como os motores eram instalados e os eixos, projetados, literalmente estudando os caminhões nos mínimos detalhes. Tudo isso foi lhe preparando para construir modelos que são réplicas verdadeiras.
“Antes de construir o modelo Scania rebaixado, eu viajei em meu carro seguindo um destes caminhões até Roterdã, para que eu pudesse assistir de perto quando ele fosse engatar o reboque”, lembra Dennis.
Nos primórdios da internet, ele começou a postar seus modelos na web e, desde aquela época, vem mantendo um diálogo ativo com outros entusiastas, tanto na Dinamarca como no exterior.
Uma grande coleção de Lego
Dennis Bosman tem uma extensa coleção de peças Lego e está sempre buscando expandi-la ainda mais. Embora haja uma fonte contínua de jogos que são descartados por crianças, o fato de que estes contêm muitas peças danificadas o leva, na maioria das vezes, a adquirir peças novas. Ele e outros montadores de modelos são incentivados pelo Grupo de Lego da Dinamarca (Danish Lego Group). “Sim, acontece de eu desmontar modelos mais velhos para reusar as peças. Tive a tentação de desmontar meu Scania L 111, por exemplo, mas no fim decidi mantê-lo intacto.”
“Não tenho nenhum relacionamento em particular com uma determinada marca de caminhões, mas, provavelmente, metade das réplicas que já montei são Scania. Há várias razões para isso: a montagem modular, o ‘gosto’ diferenciado da Scania e o V8.”
Habilidades técnicas
Para se tornar um bem-sucedido montador de modelos de veículos Lego, você precisa ter certas habilidades técnicas para transformar projetos de montagem em componentes realistas. “Também é necessário um bom tanto de criatividade, bem como a arte de visualizar como as diferentes peças poderiam ser utilizadas”.
Dennis Bosman se descreve como um “purista” e se recusa a alterar blocos e peças para se adaptarem a um modelo, sempre encontrando uma maneira de utilizar peças existentes. “Às vezes, você tem que fazer uma leve ‘trapaça’ como, por exemplo, modificar os tamanhos de eixos do Lego Technic, mas eu nunca iria furar, cortar ou esmerilhar uma peça.”
FONTE: Scania Brasil