Produtores de Mato Grosso enfrentam dificuldades com o escoamento da safra devido a falta de motoristas no pico da colheita da soja.
Toda a produção que sai dos campos é movimentada por caminhões. Para escoar toda a safra, a frota de caminhões em Mato Grosso está sendo ampliada. Uma concessionária vendeu no ano passado mais de 1.200 mil veículos. Um crescimento de 113% comparado com o ano anterior.
Com a frota crescente, aumenta a disputa por motoristas especialmente nesta fase, no auge da colheita. Atualmente faltam caminhoneiros para suprir a demanda do Estado. A estimativa da Associação dos Transportadores de Cargas é de que seriam necessários mais 2 mil motoristas. O problema se repete em nível nacional, cujo déficit é de 300 mil trabalhadores no país.
A falta de infraestrutura, a questão da jornada de trabalho, que ainda não está sendo devidamente fiscalizada, e o alto índice acidentes tem desmotivado muitos profissionais a permanecerem e outros de adentrarem na profissão. Além disso, a modernidade dos caminhões requer condutores bem treinados.
FONTE: MT Agora