O primeiro caminhão a ser vendido por meio do programa de renovação de frota de Minas Gerais é um Iveco Stralis: a venda foi feita pela concessionária Deva Veículos, de Belo Horizonte, para a empresa Waldir Transportes, e será utilizado para o transporte de longa distância, com cargas de porcelanato da região de Florianópolis (SC) para a capital mineira.
Com o objetivo de fomentar a aquisição de caminhões novos, o programa estadual isenta o comprador do pagamento de IPVA por dez anos. Também serão isentos da taxa de licenciamento no primeiro ano e da taxa de baixa no caminhão antigo. Podem participar proprietários de veículos com mais de 30 anos de utilização e com unidades emplacadas até 21 de outubro de 2013 no estado.
“A renovação da frota beneficia transportadores, meio ambiente e sociedade, oferecendo maior segurança e fluidez no trânsito. Para a Iveco, é um grande privilégio dar o pontapé inicial dessa iniciativa em Minas Gerais, o estado em que a empresa investe constantemente desde sua chegada ao Brasil, em 1997”, comenta Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco.
De acordo com dados do governo mineiro, circulam algo como 94 mil veículos com mais de 30 anos no estado. A expectativa é de renovação de 10% a 15% dessa frota a cada ano. “A Iveco tem uma linha completa de soluções, que começam nos semileves e vão até os extrapesados. São veículos que atendem as expectativas do governo, pois são modernos, confiáveis e utilizam tecnologias que permitem um consumo reduzido de combustível, o que resulta na emissão de menos gases na atmosfera”, conclui Cavalcanti.
FONTE: Automotive Business