Facchini

Tudo sobre freios: saiba como funcionam os sistemas disponíveis nos caminhões Scania

Quando se fala em segurança, os freios são, sem dúvida, o equipamento mais importante de um veículo. No caso dos caminhões Scania, os sistemas de frenagem, tanto padrão quanto opcionais, foram desenvolvidos com tecnologia de ponta, visando, além de segurança, reduzir o desgaste dos componentes.

Anti-lock Braking System (ABS)
Desde o início de 2014, a legislação exige que todos os veículos automotores produzidos no Brasil saiam da fábrica com sistema de frenagem ABS. “Mesmo antes da lei, estes freios já eram adotados pela Scania como padrão”, conta Jeferson Silva, engenheiro de produto da Scania. O ABS é um sistema pneumático; quando é acionado, uma válvula no pedal libera ar no sistema do caminhão; este ar chega a todas as rodas, impedindo que elas travem e proporcionando frenagem mais uniforme.
As rodas dos veículos equipados com ABS contam com sensores de travamento que identificam diferenças de rotação entre elas. “O sistema percebe quando o veículo está em movimento e evita o travamento de uma só roda; quando é acionado, ele freia uniformemente, o que diminui a distância de frenagem, evita desgaste dos pneus e reduz risco de acidentes”, explica Jeferson.

Electronic Brake System (EBS)
Segundo Jeferson, o EBS é a evolução do ABS. “A diferença é que, em vez de ar, o freio é acionado por meio de sinais eletrônicos.” Com isso, a resposta de frenagem é ainda mais rápida, e o sistema pneumático é acionado nas rodas apenas quando o sinal eletrônico é liberado. “Com o EBS, o ar não precisa percorrer todo o sistema para acionar os freios”, explica. Em caso de curto circuito ou pane elétrica, caso o EBS não possa ser acionado, o motorista pode contar com o sistema ABS tradicional, que pode ser acionado somente no pedal.
Hoje, o EBS é item de série em caminhões Scania com configuração de eixos 4×2. Nos próximos meses, a marca planeja introduzir o sistema como padrão em outros veículos rodoviários. Jeferson afirma: “como opcional, o sistema está disponível para todo o nossos portfólio de produtos”.

Freio motor
Assim como em um automóvel, o freio motor é acionado quando o motorista reduz a marcha. Jeferson conta que o sistema funciona por meio da válvula de escape: “ele faz com que os gases de exaustão não sejam eliminados pelo escapamento; a pressão dentro do cabeçote do motor retarda a movimentação dos pistões e, consequentemente, reduz a velocidade do caminhão”. O uso do freio motor evita o desgaste de componentes como lonas e tambores.

Freio auxiliar (Scania Retarder)
Seu funcionamento está atrelado à caixa de mudanças. “O sistema mecânico do Retarder ‘estrangula’ a passagem de óleo pelas engrenagens do câmbio”, conta Jeferson. Conforme o óleo é contido, as rotações do eixo da caixa são reduzidas e diminuem a velocidade do caminhão. O Retarder pode ser acionado em cinco níveis, tanto de forma manual, por meio de alavanca no painel, quanto pelo piloto automático. “Se o veículo for programado para executar velocidade de 40 quilômetros por hora no piloto automático, o Retarder vai regular este índice”, explica o engenheiro da Scania.
Muito utilizado em veículos off road e rodoviários com Peso Bruto Total (PBT) acima de 157 toneladas, o Scania Retarder aciona paralelamente o freio motor, o que aumenta a potência de frenagem em até 500 quilowatts.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA