Facchini

V de Volvo

O Volvo Mean Green combina um motor diesel com outro elétrico e pode acelerar, e muito, apenas usando a energia elétrica. Ponto positivo porque ele promove menor consumo de combustível, redução de emissões e baixos níveis de ruído. Cálculos preliminares indicam que a economia de combustível do Mean Green pode chegar a algo entre 20% e 30%.
Recentemente esse Volvo quebrou dois recordes mundiais de velocidade no Campo de Aviação de Wendoveer, em Utah, EUA. Em menos de 1 000 m já havia alcançado a velocidade máxima de 236 km/h. Apesar de ser “tunado” para velocidade, compartilha a maior parte dos componentes dos modelos da linha Volvo tradicional, incluindo a cabine VN – exclusiva para países da América do Norte e Austrália – que foi adaptada para ter uma aerodinâmica que privilegia a agilidade e a economia de combustível. O motor diesel é o
Volvo D16, que trabalha em conjunto com o elétrico, e possui 2 100 cv a 691,7 mkgf de torque, sendo que 200 cv e 122,4 mkgf de torque são do motor elétrico. O resultado de toda essa combinação é um enorme aumento de velocidade desde a partida, sem qualquer atraso do motor a diesel.
Vale ressaltar que esse modelo ainda é equipado com a caixa automatizada I-Shift, que para esse veículo foi modificada e está conectada com o motor elétrico.
Como aerodinâmica e pneus desempenham papéis fundamentais no Mean Green, a Goodyear desenvolveu um composto de borracha e uma arquitetura capaz de rodar de 0 a 100 km em apenas 4s.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA