O sonho da maior parte dos carreteiros é ter seu próprio caminhão e se tornar autônomo. A vontade se torna ainda maior quando paramos para analisar as condições de trabalho dos carreteiros no Brasil, que não são tão fáceis. Como se não bastasse a carga horária excessiva e a falta de segurança nas rodovias do País, é preciso realizar fretes para somar o dinheiro da comissão com a renda do piso salarial e procurar capacitação para se destacar no meio de tantos profissionais.
Por isso, para aqueles que querem se aventurar no ramo do transporte de cargas, é importante ter em mente o tamanho da responsabilidade. Além de gerenciar os fretes e as despesas (diesel, pedágio, manutenção, financiamento, pneus, rastreamento, etc.), é preciso controlar seus horários e condições de trabalho. Ou seja, é extremamente importante muito planejamento, disciplina, organização e espírito empreendedor.
Mas o lado bom de ser um condutor autônomo é ganhar mais do que os carreteiros contratados por empresas. Por possuir um caminhão próprio, todo o valor do frete fica com o carreteiro o que faz aumentar a renda do profissional. Porém, caberá ao carreteiro administrar todos os gastos com plano de saúde, previdência, alimentação entre outros custos que profissionais contratados não precisam se preocupar pois a empresa contratante fica responsável.
Para te ajudar, criamos algumas dicas e listamos alguns riscos de se tornar um carreteiro autônomo:
Dicas para se tornar um carreteiro autônomo
- Compre seu caminhão com prestações fixas e nunca com prestações variáveis, que podem não ser uma boa opção de investimento;
- Procure calcular sua futura renda da forma mais real possível. Assim, não faltará dinheiro para terminar de pagar as parcelas do seu caminhão, pagar seus funcionários e fazer a manutenção correta dos seus caminhões.
Riscos de se tornar um carreteiro autônomo
- O seu preço de frete pode não ser competitivo com o mercado. Antes de investir em um caminhão, é necessário ter uma prospecção de clientes e pesquisar quanto empresas privadas cobram, em média, nos fretes. Depois, é necessário fazer cálculos para ver se você, como autônomo, conseguirá oferecer um menor custo para o frete e ganhar os clientes;
Todos os riscos que as empresas de transporte possuem como problemas com infra-estrutura, gastos com combustível, acidentes, manutenção, etc., serão de responsabilidade exclusiva sua, dono do caminhão, cabendo a você administrar e saber agir corretamente para a ocorrência de situações;
- O saldo do final do mês depende exclusivamente do dono do caminhão. Portanto, se você souber administrar seus gastos, suas horas de trabalho e o funcionamento de seu caminhão, terá um saldo positivo e um bom planejamento para meses sequentes.
Pense nestas dicas antes de tomar qualquer decisão para não correr nenhum risco! E se você optar por ser um carreteiro autônomo, nós desejamos sucesso e esperamos que você não deixe de acompanhar nossas dicas! Boa sorte!
FONTE: Blog da Caravana Econoshow