O sonho da maior parte dos carreteiros é ter seu próprio caminhão e se tornar autônomo. A vontade se torna ainda maior quando paramos para analisar as condições de trabalho dos carreteiros no Brasil, que não são tão fáceis. Como se não bastasse a carga horária excessiva e a falta de segurança nas rodovias do País, é preciso realizar fretes para somar o dinheiro da comissão com a renda do piso salarial e procurar capacitação para se destacar no meio de tantos profissionais.
Por isso, para aqueles que querem se aventurar no ramo do transporte de cargas, é importante ter em mente o tamanho da responsabilidade. Além de gerenciar os fretes e as despesas (diesel, pedágio, manutenção, financiamento, pneus, rastreamento, etc.), é preciso controlar seus horários e condições de trabalho. Ou seja, é extremamente importante muito planejamento, disciplina, organização e espírito empreendedor.
Mas o lado bom de ser um condutor autônomo é ganhar mais do que os carreteiros contratados por empresas. Por possuir um caminhão próprio, todo o valor do frete fica com o carreteiro o que faz aumentar a renda do profissional. Porém, caberá ao carreteiro administrar todos os gastos com plano de saúde, previdência, alimentação entre outros custos que profissionais contratados não precisam se preocupar pois a empresa contratante fica responsável.
Para te ajudar, criamos algumas dicas e listamos alguns riscos de se tornar um carreteiro autônomo:
Dicas para se tornar um carreteiro autônomo
- Compre seu caminhão com prestações fixas e nunca com prestações variáveis, que podem não ser uma boa opção de investimento;
- Procure calcular sua futura renda da forma mais real possível. Assim, não faltará dinheiro para terminar de pagar as parcelas do seu caminhão, pagar seus funcionários e fazer a manutenção correta dos seus caminhões.
Riscos de se tornar um carreteiro autônomo
- O seu preço de frete pode não ser competitivo com o mercado. Antes de investir em um caminhão, é necessário ter uma prospecção de clientes e pesquisar quanto empresas privadas cobram, em média, nos fretes. Depois, é necessário fazer cálculos para ver se você, como autônomo, conseguirá oferecer um menor custo para o frete e ganhar os clientes;
Todos os riscos que as empresas de transporte possuem como problemas com infra-estrutura, gastos com combustível, acidentes, manutenção, etc., serão de responsabilidade exclusiva sua, dono do caminhão, cabendo a você administrar e saber agir corretamente para a ocorrência de situações;
- O saldo do final do mês depende exclusivamente do dono do caminhão. Portanto, se você souber administrar seus gastos, suas horas de trabalho e o funcionamento de seu caminhão, terá um saldo positivo e um bom planejamento para meses sequentes.
Pense nestas dicas antes de tomar qualquer decisão para não correr nenhum risco! E se você optar por ser um carreteiro autônomo, nós desejamos sucesso e esperamos que você não deixe de acompanhar nossas dicas! Boa sorte!
FONTE: Blog da Caravana Econoshow
Resumindo, você ta fudido kkkkkkk
ResponderExcluirResumindo, você ta fudido kkkkkkk
ResponderExcluirAcho que o caminhoneiro Autônomo deve sempre lutar pelos seus objetivos, nunca usufruir de seu veículo para disputar velocidades, e estradas com veículos de empresas, fazendo assim a sua hora de saída e sua hora de chegada, coloque carga compatível com o perfil do seu veículo, deixe as ganancias somente para os apavorados do trecho, e que faça sua parte porque na estrada, está cheio de (sonhadores contrários) que jamais querem ver a sua vitória.
ResponderExcluirIsso mesmo amigo Deus abençoe todos
ResponderExcluirIsso mesmo amigo Deus abençoe todos
ResponderExcluirQuanto que da pra livrar uma carreta por mês
ResponderExcluirBoa noite a todos, eu consegui comprar um caminhão aqui no estado do Pará pra trabalhar com vendas de farinha, não deu certo, tô com um caminhão baú 8150 da Volkswagen 2004,só tenho 10,000 pra trabalhar e pra ser onesto não tenho ideia do que mexer,já tenho meu trabalho,tô querendo colocar um rapaz pra trabalhar nele, se alguém tiver alguma ideia,sei q tem muito gente com experiência ai, eu agradeço tô precisando de ideias
ResponderExcluir