As vendas de caminhões estão registrando bons índices na primeira metade de maio, confirmando cenário de recuperação já observado levemente em abril. As recentes medidas do governo, como melhores condições para os financiamentos da linha BNDES Finame PSI, além do destrave do crédito observado no primeiro bimestre, assim, ao menos aparentemente já começam a surtir efeito para o segmento.
De acordo com dados obtidos pela Agência AutoData baseados no Renavam neste mês foram licenciados, até a terça-feira, 13, 4,8 mil caminhões no País. Este volume representa média diária de 601 unidades no período, de longe o melhor índice observado em 2014 – abril fechou em 544 unidades/dia, o que representa o marco para o ano até agora.
Caso este ritmo se mantenha – lembrando que a primeira metade do mês contou com um feriado-ponte, a sexta-feira, 2, data considerada com dia útil – a projeção para maio é de 12,6 mil caminhões comercializados, vez que são ao todo 21 dias úteis. Caso confirmado maio será, assim, disparado o melhor mês em vendas do segmento neste ano. De acordo com dados da Anfavea o melhor resultado até agora foi justamente o de abril, com 10 mil 886 unidades, seguido por janeiro, com 10 mil 773 unidades, e fevereiro, 10 mil 434.
Março foi o mês mais fraco de 2014, com somente 9 mil 239 emplacamentos.
Se este maio confirmar fechamento na casa de 12,6 mil caminhões vendidos o fator mais relevante ligado ao resultado será o de estabilidade no comparativo anual, vez que em maio de 2013 foram licenciadas 12 mil 638 unidades. Ante abril, representaria avanço de aproximadamente 15%.
No acumulado do ano, caso atingido o volume total que projeta a primeira metade do mês, o resultado significaria queda de 11,5% no comparativo com o período janeiro-maio de 2013, revertendo a curva que na soma até abril apresentou retração de mercado de 14,4%.
Renovação de frota
Na terça-feira, 13, aconteceu em Brasília, DF, nova reunião para tratar da proposta de programa nacional de renovação de frota de caminhões. O encontro, o segundo específico sobre o tema – o primeiro aconteceu no fim de abril – foi realizado no MDIC e coordenado por Heloisa Menezes, secretária de desenvolvimento da produção do ministério.
De acordo com informações divulgadas pelo MDIC ficou acertada a criação de dois grupos de governo para discutir o processo de baixa dos veículos entregues para reciclagem no Registro Nacional de Veículos Automotores, o Renavam, o credenciamento de empresas recicladoras e aspectos legais para tornar o projeto viável.
Participaram da reunião representantes da Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC, do Ministério da Fazenda, do Denatran, do BNDES e de aproximadamente dez instituições da cadeia produtiva do segmento, de acordo com as informações do ministério. As datas dos próximos encontros, segundo o MDIC, ainda serão definidas.
FONTE: AutoData