O segmento de caminhões caminha para encerrar abril com a melhor média diária de emplacamentos do ano, conforme antecipado pela Agência AutoData. Até a terça-feira, 29, 10 mil 156 unidades foram licenciadas no segmento, ou 534 unidades por dia útil – em fevereiro, melhor ritmo diário do ano até então, foram 523 unidades/dia.
A projeção para o fechamento de abril em caminhões, assim, faltando apenas a quarta-feira, 30, para totalização dos resultados, é de 10,7 mil unidades licenciadas.
Desta forma, em volume abril ainda deverá ficar pouco abaixo do melhor mês de 2014 até agora, janeiro, quando foram licenciados 10 mil 841 caminhões. A expectativa de Raphael Galante, consultor da Oikonomia, é de ritmo forte em maio, empurrado pelo retorno da operação simplificada do PSI Finame, do BNDES.
“O problema no mercado de caminhões era o crédito. Em abril o segmento cresceu bem na comparação com março deste ano, mas ainda deverá fechar mais de 20% abaixo do mesmo mês do ano passado e cerca de 14% aquém na comparação do quadrimestre.”
Na análise de Antônio Cammarosano, diretor de vendas da MAN Latin America, o mercado total em 2014 para caminhões tende a ficar abaixo do ano passado.
“A restrição de crédito está grande e a demanda está menor. Em outros tempos, quando por alguma razão o modelo simplificado de financiamento do PSI retornava após uma suspensão, o faturamento era astronômico. Isso não ocorreu desta vez, tínhamos apenas os pedidos já em carteira. Ou seja: a operação simplificada dará maior velocidade aos pedidos, mas não mudará o tamanho do mercado.”
FONTE: AutoData