Facchini

Indústria de ônibus registra leve reação em abril

As fabricantes de carrocerias de ônibus fecharam o mês de abril com variações positivas em relação ao mesmo mês do ano passado e sobre março último. Mas a situação foi bastante diferenciada para cada uma da seis empresas que informaram seus dados de produção e de vendas externas à Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus, a Fabus.
O mês de abril registrou 1 mil 671 unidades montadas, em alta de 3% sobre igual mês do ano passado e 2% em relação a março. A Comil, de Erechim, RS, com 269 ônibus, melhorou seu desempenho em ambas as comparações, enquanto a Irizar, de Botucatu, SP, teve resultado negativo nas duas, com total de 57 ônibus. Neobus, de Caxias do Sul, RS, e Mascarello, de Cascavel, PR, melhoraram os números sobre abril passado, mas ficaram abaixo de março. Situação oposta foi registrada por Marcopolo de Caxias do Sul e Marcopolo Rio, de Duque de Caxias, RJ.
No quadrimestre o acumulado é negativo para o setor. As 6 mil 496 unidades representam queda de 9% sobre igual período do ano passado, que somou 7 mil 122 ônibus – no cálculo estão excluídos os números da Caio até março de 2013 e 2014, pois não estão disponíveis os dados da empresa em abril. Quando computados os três meses informados pela Caio Induscar a produção deste ano alcança 8 mil 534 unidades e as exportações somam 1 mil 41.
No mercado interno foram vendidas 5,7 mil ônibus, recuo de 8%. Para o Exterior foram enviadas 793 unidades, em queda de 16%.
Por modelo de ônibus, os urbanos representam 55% no quadrimestre e 44% em abril. Os rodoviários têm participação de 19% no acumulado e 23,5% em abril, quase cinco pontos acima do apurado em março. Os micro-ônibus têm 17,5% no quadrimestre e 20% em abril. Já os intermunicipais participam com 8,5% nos quatro meses e com 12,5% em abril.
FONTE: AutoData 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA