Facchini

Novos projetos fortalecem iniciativas para renovação de frota e reciclagem de veículos

Ainda neste ano deverá começar a ser implantado, em Minas Gerais, o primeiro centro de reciclagem para veículos e caminhões do país. Chamado Mina Urbana, o espaço deverá atender à demanda de mais de 90 mil veículos que precisam ser reciclados no estado. 
O projeto é resultado de um protocolo de intenções firmado na semana passada entre o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Conforme o Cefet-MG, com a parceria a instituição irá ceder espaço físico, professores e técnicos para atuarem no Centro de Desenvolvimento e Disseminação de Tecnologias em Reciclagem Veicular. Já a empresa Kaiho Sangyo Co. disponibilizará equipamentos e treinamentos e transferirá tecnologia para o projeto. 
Em entrevista à Agência CNT de Notícias, da Confederação Nacional do Transporte, o professor do Cefet-MG Daniel Enrique de Castro destacou que o Brasil ainda engatinha neste tema. Apenas 2% dos componentes veiculares são reciclados. No Japão, por exemplo, o índice chega a 95%. 
A iniciativa se une a outras propostas voltadas para tornar os transportes mais sustentáveis e reduzir os impactos ambientais causados pelos veículos. Automóveis, motos, ônibus e caminhões velhos, por terem a tecnologia ultrapassada, emitem mais poluentes e aumentam o risco de acidentes nas vias.
A necessidade de um plano de renovação de frota e de correta destinação dos veículos mais antigos vem sendo debatida há vários anos pela Confederação Nacional do Transporte. A CNT vem buscando unir esforços para sensibilizar o governo e outras entidades públicas e privadas sobre a necessidade de implantar um plano de renovação de frota. 
Segundo a Confederação, a estimativa é que existam 230 mil caminhões com mais de 30 anos ainda em circulação no país. Esses veículos são mais poluentes e aumentam riscos de acidentes nas rodovias. 
Por isso a CNT, juntamente com outras entidades do setor automotivo e da indústria metalúrgica, apresentou uma proposta à Casa Civil e ao Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC) para instituir o Plano Nacional de Renovação de Frota. O projeto está em análise para que seja definido um cronograma de implantação. 
FONTE: Agência CNT 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA