Capital Federal recebe a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck no Autódromo Nelson Piquet, que fica ao lado do estádio nacional. Equipe DF Racing Fans pinta como candidata a um lugar no pódio.
Enquanto a Copa do Mundo não começa em Brasília, os caminhões da Fórmula Truck garantem o show para o público da Capital Federal. No próximo domingo, exatamente uma semana antes do primeiro jogo válido pelo mundial no Estádio Mané Garrincha (Suíça x Equador, no dia 15), a categoria dos caminhões mais rápidos do planeta faz no Autódromo Nelson Piquet – vizinho do estádio – a quarta etapa do seu Campeonato Brasileiro.
Na disputa acima dos 200 km/h com máquinas que chegam a pesar mais de quatro toneladas, a DF Racing Fans pinta como uma forte candidata a um lugar no pódio. Não só por ter figurado nele durante sua última passagem por Brasília, mas, principalmente, embalada pelo bom desempenho do caminhões na etapa de São Paulo, realizada há três semanas.
No autódromo de Interlagos, considerado o mais cruel da temporada para os motores da Fórmula Truck, a equipe DF Racing Fans viu uma melhora significativa no rendimento dos seus propulsores Ford de 9 litros. Essa evolução é considerada o ponto chave para o aumento na confiança em relação à prova no anel externo do Autódromo Nelson Piquet.
“A desvantagem do nosso motor está nas curvas de baixa velocidade, no momento em que precisamos retomar a velocidade. Em Brasília, por ser uma pista extremamente rápida, esse tipo de situação não acontece. É um circuito onde nossos caminhões já andaram bem na última passagem da F-Truck por lá e, por isso, a expectativa é de outro bom resultado”, comentou Djalma Fogaça, que seis meses atrás subiu no pódio com a terceira colocação na prova brasiliense.
A motivação é compartilhada pelos companheiros de time na DF Racing Fans. “Nosso caminhão tem um chassi excelente para o contorno das curvas em alta velocidade. Pela evolução que tivemos em São Paulo, acho que temos grandes chances de brigar pelo pódio”, disse Raijan Mascarello, que conta com um reforço nesta etapa. Enquanto ele acelera na pista, seu “mentor” nos boxes será Leandro Guerra, parceiro desde o início de sua carreira.
“O Leandro trabalhou comigo desde o início, quando fiz meus primeiros campeonatos de velocidade na terra e, depois, nas provas de protótipos. É um cara com quem eu tenho muita sintonia de passar qual é a reação do carro e ele apontar o que a equipe deve mexer. Esse tipo de confiança é ótima para otimizar o trabalho durante os treinos, que são curtos na F-Truck. Já deu certo na experiência que fizemos em São Paulo, por isso vamos repetir em Brasília”, completou Raijan, que conquistou sua melhor posição de largada na categoria justamente em Interlagos.
No comando do terceiro caminhão da equipe, o paranaense David Muffato já não se considera mais um estreante, embora faça sua primeira temporada na Fórmula Truck. Totalmente adaptado à nova casa, o campeão da temporada 2003 da Stock Car já fala em conquistar os primeiros pontos, neste fim de semana.
“Em São Paulo eu tinha um caminhão para largar e chegar entre os seis primeiros, mas, infelizmente, tive um problema na tomada de tempos. Já estou totalmente adaptado à categoria, então a meta é voltar de Brasília com bons pontos no campeonato”, apontou.
Os treinos que abrem a etapa brasiliense da Fórmula Truck começam na sexta-feira, a partir das 11h. O grid de largada será definido no sábado, a partir das 13h e a corrida será realizada no domingo, às 13h.
FONTE: Cross Brasil