Se as montadoras já estão preparando seus automóveis autônomos para entrarem no mercado nos próximos quatro ou cinco anos, os fabricantes de caminhões também não deverão ficar de fora. Um deles tomou a iniciativa de divulgar algo a respeito de um veículo comercial que dirige sozinho.
A Daimler – controladora da Mercedes-Benz – apresentou seu caminhão do futuro, um protótipo que consegue rodar de fora autônoma em velocidades de até 90 km/h, que no Brasil é a velocidade limite para este tipo de veículo, embora eles possam (e o fazem com frequência…) andar bem mais. A expectativa é de que esteja no mercado em 2025.
Baseado na última geração do extrapesado Actros, o veículo comercial autônomo está equipado com quatro sensores-radar e duas câmeras, que interagem diretamente com o controle de cruzeiro adaptativo, controle de estabilidade e alerta de mudança de faixa.
Além disso, o Mercedes-Benz autônomo dispõe de um sistema chamado “Predictive Powertrain Control”, que utiliza dados de topografia da rota para tornar a condução mais eficiente, reduzindo consumo e desgaste de freios.
Por enquanto, a tecnologia não permite mudar de faixa e ultrapassar outros veículos, mas a Daimler ainda dispõe de muitos anos para aperfeiçoar o sistema. A empresa ressalta que isso não vai retirar a função do motorista, mas torná-la menos cansativa e mais segura durante as viagens.
FONTE: Notícias Automotivas