O chassi Scania K310 6×2*4 foi, mais uma vez, a escolha de Viação Santa Tereza (Visate), de Caxias do Sul (RS), para renovação e ampliação da frota. Os quatro novos veículos, comprados no final de 2013, somam-se a outros quatro, além do articulado de 23 metros — a maior configuração da Scania no Brasil — adquiridos pela empresa em 2012.
O chassi de 15 metros é exclusividade da Scania no País e tem sido uma alternativa para sistemas de transporte urbano. Ele apresenta um terceiro eixo direcional, que gira para o lado oposto do eixo das rodas dianteiras e permite maior grau de manobrabilidade, especialmente em cidades com vias estreitas e pouco espaço para realizar curvas mais acentuadas, como é o caso de Caxias do Sul. Comparado a um ônibus sem o eixo direcional, a redução do raio de giro chega a 10%.
Os veículos são, ainda, equipados com pedais suspensos, volante ajustável com comandos integrados e suspensão a ar com gerenciamento eletrônico, que garante deslocamentos com muita suavidade e conforto. Com capacidade de transporte muito próxima à do veículo articulado de 18 metros, ele garante maior rentabilidade, economia de combustível e de pneus. “Os chassis receberam carroceria Marcopolo Viale BRT (Euro 5) e terão capacidade para transportar até 110 passageiros, o que significa uma operação eficiente para a empresa e, ao mesmo tempo, mais conforto para as pessoas”, destaca Rafael Orlando Marcarini, gerente de vendas de caminhões semipesados e ônibus da Brasdiesel, a Casa Scania responsável pela venda.
Com 28 anos em atividade, a Visate possui uma frota de 340 veículos, distribuídos em 83 linhas para atender a população de Caxias do Sul, estimada em 436 mil habitantes.
FONTE: Scania Brasil