De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) somente na área de grãos a produção deve atingir a casa dos 192 milhões de toneladas, 2,2% a mais do que em 2013. Soma-se ainda, as colheita de feijão, soja e milho, entre outras, movimentando o mercado.
No Ceará (CE), calcula-se que a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas totalizou 1,05 milhão de toneladas em junho. A estimativa é de que este ano, a safra de trigo seja 37,7% maior que a de 2013, devido ao clima favorável no Paraná e no Rio Grande do Sul,onde estão os maiores principais produtores. Ou seja, a demanda por transporte de carga rodoviário será alta, já que toda essa produção precisa chegar aos portos.
O Sontra Cargo, aplicativo criado no começo deste ano, vem fazendo a sua parte. Disponível para acesso por computador ou celular, totalmente online - sontracargo.com.br - os quase 15 mil caminhoneiros autônomos já cadastrados podem consultar as cargas disponibilizadas pelas quase 2 mil transportadoras no sistema. "Muitas empresas de logística também recorrem à nossa ferramenta para complementar a frota própria de caminhões e assim conseguir atender à demanda do momento", explica Bruto Torres, diretor de Vendas e Marketing da Sontra Cargo, empresa nacional que detém a tecnologia e sua plataforma de serviços.
O Sontra Cargo é uma plataforma online que promove o encontro entre transportadoras e caminhoneiros autônomos, permitindo a busca de frete em qualquer lugar do Brasil, com segurança e agilidade. Os caminhoneiros se cadastram gratuitamente e podem, então, acessar por computador ou celular a disponibilidade de cargas no sontracargo.com.br, aumentando sua produtividade e atendendo à demanda do agronegócio nesse período.
Torres explica que boa parte da carga derivada desse segmento tem sua origem na região Centro-Oeste do país, que concentra cerca de 40% da produção. "Nessa região, esse início de colheita já registrou um crescimento de 23% na contratação de fretes através do nosso aplicativo", avalia Torres.
FONTE: Frota e Cia