Facchini

Via Anchieta tem nova rampa de escape no sentido Litoral

Com o último teste bem sucedido, na manhã desta quarta-feira (27), a Rodovia Anchieta passa a ter mais uma rampa de escape para caminhões na curva do Km 49. No local, os veículos que perdem o freio na descida da Serra são contidos numa área repleta de argila espandida. A simulação foi feita com um caminhão, de 6 eixos, carregado de água, que parou no início do escape.
O equipamento de segurança seguiu os mesmos moldes do outro que funciona desde 2001, no Km 42. São 85,4 metros de extensão e cinco metros de largura e um metro de profundidade. Assim, que o caminhão entra no local, um laço magnégico identifica a passagem do veículo e o Centro de Controle da Ecovias é acionado e equipes vão ao local prestar socorro ao motorista. A rampa tem um sistema de drenagem, que faz com que líquidos transportados ou vazamento de óleo do veículo sejam armazenados com segurança, sem afetar o meio ambiente.
Outros testes aconteceram no mês de agosto e outros seis caminhões, de vários pesos e medidas passaram pela rampa. "Nenhum deles chegou aos 50 metros da rampa. Todos pararam bem antes", conta o coordenador de Tráfego da Ecovias, Raul Boff.
O ponto foi escolhido depois de uma análise das ocorrências na pista. "A Anchieta é um ponto de atenção nosso, até pelo grande número de caminhões que seguem para o litoral. Detectamos que boa parte dos acidentes acontecia entre os Km 50 e 51 e, conversando com os motoristas, chegamos à conclusão de que eles aconteciam, na maioria das vezes, por falta de freio", explica o coordenador do Plano de Redução de Acidentes (PRA) da Ecovias, Ronald Marangon. A dificuldade em implantar a rampa foi encontrar um espaço que fosse viável, levado em consideração a área de preservação. "Achamos esse local, no segundo trecho da Serra, que é justamente antes do local dos acidentes".
A área já começa a funcionar nesta tarde, assim que for retirado o caminhão de teste do local.
FONTE: A Tribuna 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA